LITERATURAS INFANTO-JUVENIS NEGRA-BRASILEIRA E INDÍGENA COMO PRÁTICA INCLUSIVA E ANTIRRACISTA NAS INFÂNCIAS

Autores

Palavras-chave:

Antirracismo, Literatura, Afro-brasileiros, Indígenas

Resumo

Historicamente o racismo configurou-se com inúmeras interfaces evidenciadas nas esferas da sociedade, principalmente no ambiente escolar, com a invisibilidades ou os estudos de maneira subalternizada dos povos afro-brasileiros e indígenas. Este artigo objetiva discutir a importância das narrativas literárias infantojuvenis negras e indígenas na sociedade brasileira na construção, reconhecimento e representatividade identitária, bem como na prática inclusiva e antirracista nas diferentes infâncias e na valorização da cultura e história dos povos originários e negros presentes na diversidade multicultural e pluriétnica do país. A literatura infantojuvenil na perspectiva antirracista visa abordar, de forma criativa, temáticas que favoreçam discussões sobre cosmovisões afro-indígenas no combate ao racismo dentro/fora do contexto escolar. Para tanto, buscamos subsídios no aporte teórico e documental em Candau (2011), para dialogar sobre educação multicultural e intercultural, Hall (2006), para dialogar sobre a identidade cultural, Munduruku (2019) e Cuti (2010), Sarmento e Pinto (1997). Compreendemos que a literatura infantojuvenil afro-brasileira e indígena, tecida por escritores negros brasileiros e indígenas, pode combater o racismo e ressignificar as identidades nas diferentes infâncias, como prática inclusiva intercultural.

Biografia do Autor

Ewerton Rafael Raimundo Gomes, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em História pela UEPB. Graduando em Pedagogia pela UEPB. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores pela UEPB.

Patrícia da Silva Souza, Universidade Estadual da Paraíba

Mestranda em Pós-Graduação em Formação de Professores; Graduada em Pedagogia (UEPB).  Professora Efetiva nos Municípios de Queimadas e Pocinhos-PB

Patrícia Cristina de Aragão, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Educação. Professora do Departamento de História da Universidade Estadual da Paraíba. Professora do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

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Publicado

2025-01-04

Como Citar

RAFAEL RAIMUNDO GOMES, E.; DA SILVA SOUZA, P.; CRISTINA DE ARAGÃO, P. LITERATURAS INFANTO-JUVENIS NEGRA-BRASILEIRA E INDÍGENA COMO PRÁTICA INCLUSIVA E ANTIRRACISTA NAS INFÂNCIAS. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 1, p. 5–18, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/4200. Acesso em: 6 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ - “Da barbárie e esgarçamento da democracia à urgente inclusão de políticas igualitárias”.