PAULO FREIRE E A EXPERIÊNCIA DE ANGICOS/RN: DEMOCRATIZANDO O SABER/CONHECIMENTO EM 40 HORAS

Autores

Palavras-chave:

“40 Horas de Angicos/RN”, Democracia, Alfabetização, Pedagogia Freiriana

Resumo

O artigo discute a experiência educacional denominada “40 Horas” de Angicos/RN”, projeto piloto originado no âmbito da política educacional estadual, que teve por lócus a cidade de Angicos/RN, em 1963. Teve por orientação pedagógica os princípios democráticos da Pedagogia Freiriana em que a “leitura da palavra estava articulada à leitura do mundo” (Freire, 2011). Tal proposta educacional tornou a alfabetização elemento democrático de acesso ao conhecimento e transformação da realidade. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a experiência educacional “40 Horas de Angicos/RN”, no viés do direito igualitário à educação, discutindo a proposta pedagógica e as memórias da alfabetização, como subsídios do direito à memória e à democracia. A perspectiva de análise fundamentou-se na teoria da Memória, compreendendo-a como forma de resistência e rememoração. Já a metodologia contemplou a pesquisa bibliográfica e documental, em autores como Freire (1967, 2011), Lyra (1996), relatórios de pesquisa, apoiando-se nos estudos sobre a Memória, em Le Goff (2012), Halbwachs (2006), entre outros. As categorias de análise abarcaram a alfabetização como representação democrática, tutelada pelo direito à memória educacional e à resistência. Os resultados do estudo apontam a experiência “40 Horas de Angicos/RN” como marco representativo da democratização do direito de jovens e adultos à alfabetização, constituindo-se como direito de todos à educação, fazendo-se necessário, para a História da Educação Brasileira, sua rememoração.

Biografia do Autor

Luciana Martins Teixeira dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Mestrado em Direitos Humanos/PPGDH/UFPB e Doutoranda em Educação/PPGE/UFPB.

Maria das Graças da Cruz Barbosa, Universidade Federal da Paraíba

Mestrado em Direitos Humanos/PPGDH/UFPB e em Educação/PPGE/UFPB. Doutoranda em Educação.

Maria Elizete Guimarães Carvalho, Universidade Federal da Paraíba

Pós-Doutorado em Política Educativa/UMINHO/PT e doutorado em Educação/PPGED/UFRN.

Referências

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Publicado

2025-01-04

Como Citar

MARTINS TEIXEIRA DOS SANTOS, L.; DAS GRAÇAS DA CRUZ BARBOSA, M.; ELIZETE GUIMARÃES CARVALHO, M. PAULO FREIRE E A EXPERIÊNCIA DE ANGICOS/RN: DEMOCRATIZANDO O SABER/CONHECIMENTO EM 40 HORAS. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 1, p. 79–92, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/4202. Acesso em: 6 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ - “Da barbárie e esgarçamento da democracia à urgente inclusão de políticas igualitárias”.