NO MUNDO POÉTICO DAS MULHERES NEGRAS, SABERES E FAZERES QUE EDUCAM

Autores

Palavras-chave:

Poesia Afro-Brasileira, Poesia Africana, Identidade, Cultura, Educação

Resumo

A poesia é uma forma de arte e conhecimento, através da qual o ser humano expressa sua visão de mundo, da realidade em que está inserido, das pessoas e de si mesmo, tanto do ponto de vista de sua identidade cultural e étnica quanto de gênero. Na poesia, veiculam-se múltiplos saberes sobre vidas que são tecidas no tempo e no cotidiano da história e que, no texto poético, podem ser ressignificadas aos olhos do leitor e, assim, assumir diferentes representações e dimensionalidades, entre elas, a educativa. Neste estudo, usando os aportes da poesia, tecemos algumas considerações acerca da identidade e das culturas afro-brasileira e africana, a partir dos olhares construídos por poetisas afro-brasileiras e africanas, mostrando como, a partir de suas vivências e experiências cotidianas, elas elaboraram, no seu poetar, outro modo de ver e sentir sua gente e, assim, educar. A abordagem metodológica para a construção do estudo foi a etnometodologia, centrada no método etnográfico, com base nos estudos de Coulon. O corpus empregado para análise é composto de poesias. Como referencial teórico, ancoramo-nos nos estudos de Certeau, Chartier, Freire e Hall, por considerar que suas elaborações teóricas podem ser articuladas às propostas de nosso estudo.

Biografia do Autor

Patrícia Cristina de Aragão, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Educação. Professora do Departamento de História da Universidade Estadual da Paraíba. Professora do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Virna Lúcia Cunha de Farias, Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte

Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2004) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2013). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte.

Referências

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Publicado

2025-01-04

Como Citar

CRISTINA DE ARAGÃO, P.; LÚCIA CUNHA DE FARIAS, V. NO MUNDO POÉTICO DAS MULHERES NEGRAS, SABERES E FAZERES QUE EDUCAM. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 1, p. 131–140, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/4203. Acesso em: 6 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ - “Da barbárie e esgarçamento da democracia à urgente inclusão de políticas igualitárias”.