NO MUNDO POÉTICO DAS MULHERES NEGRAS, SABERES E FAZERES QUE EDUCAM
Palavras-chave:
Poesia Afro-Brasileira, Poesia Africana, Identidade, Cultura, EducaçãoResumo
A poesia é uma forma de arte e conhecimento, através da qual o ser humano expressa sua visão de mundo, da realidade em que está inserido, das pessoas e de si mesmo, tanto do ponto de vista de sua identidade cultural e étnica quanto de gênero. Na poesia, veiculam-se múltiplos saberes sobre vidas que são tecidas no tempo e no cotidiano da história e que, no texto poético, podem ser ressignificadas aos olhos do leitor e, assim, assumir diferentes representações e dimensionalidades, entre elas, a educativa. Neste estudo, usando os aportes da poesia, tecemos algumas considerações acerca da identidade e das culturas afro-brasileira e africana, a partir dos olhares construídos por poetisas afro-brasileiras e africanas, mostrando como, a partir de suas vivências e experiências cotidianas, elas elaboraram, no seu poetar, outro modo de ver e sentir sua gente e, assim, educar. A abordagem metodológica para a construção do estudo foi a etnometodologia, centrada no método etnográfico, com base nos estudos de Coulon. O corpus empregado para análise é composto de poesias. Como referencial teórico, ancoramo-nos nos estudos de Certeau, Chartier, Freire e Hall, por considerar que suas elaborações teóricas podem ser articuladas às propostas de nosso estudo.
Referências
Chartier, R. (1990). História Cultural entre práticas e representações. Lisboa: Difel.
Certeau, M. (1994). A invenção do cotidiano: artes de fazer. (2ª ed.). Petrópolis: Vozes.
Coulon, A. (1995). Etnometodologia e educação. Petrópolis: Vozes.
Dantas, E. M. (2006). O feminino na poética africana. In Chaves, R., & Macedo, T. (Orgs). Marcas da diferença: as literaturas africanas de língua portuguesa. São Paulo: alameda.
Evaristo, C. (2006). Vozes Mulheres. In: Revista Palmares Cultura Afro-Brasileira. II(03).
Freire, P. (2002). Extensão ou Comunicação? (12ª ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Hernandez, L. L. (2005). A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro.
Hall, S. (2004). Identidade Cultural na pós-modernidade. (9ª ed.). São Paulo: DP & A.
Mattos, R. A. (2007). História e cultura afro-brasileira. São Paulo: Contexto.
Padilha, L. C. (2006). África vozes em chama. In: Chaves, R., & Macedo, T. (orgs). Marcas da diferença: as literaturas africanas de língua portuguesa. São Paulo: alameda.
Sousa, N. Negra. (2006). In: Revista Palmares Cultura Afro-Brasileira, II(03).