DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REVISÃO DE LITERATURA
Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Intervenções Neuropsicopedagógicas, Transtorno do Espectro do AutismoResumo
A Constituição Federal assegura a educação como direito social, e, para garantir esse direito às pessoas com necessidades específicas, muitas são as lutas, tanto de familiares, como de profissionais da educação, para que se torne uma conquista de fato. Isso vem gerando muitas conquistas importantes na esfera da inclusão de pessoas com deficiência, notadamente para os autistas na fase inicial dos estudos regulares, que é a Educação Infantil. Sabemos que a oferta de educação de forma inclusiva traduz-se por uma forma diferenciada de ensinar, pois deve possibilitar a aprendizagem dos sujeitos através de novas práticas, adotando intervenções de forma interdisciplinar, visando promover resultados na aprendizagem das crianças com dificuldades cognitivas. Este trabalho objetivou apresentar os relatos na literatura das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelas crianças com TEA na Educação Infantil, e quais as intervenções psicopedagógicas são adotadas para superá-las. O referencial teórico utilizado na pesquisa se baseou em postulados de autores como Sanini e Bosa (2015), Tiradentes; Araújo e Lopes (2017), Lumertz e Menegotto (2020), Silva e Menezes (2020), Souza e Nunes (2020), Herginger e Calve (2021), Pizolli, Maldl e Franco (2021), Souza e Nunes (2021), dentre outros. Foram compiladas intervenções como o Método Denver, Análise Comportamental Aplicada, conforme Camargo e Rispoly (2013); a Consultoria Colaborativa, de Souza e Nunes (2020); a escuta ativa, investigação de gostos pessoais e habilidades da criança, ensino das habilidades necessárias à melhoria das suas relações pessoais e melhor adaptação às mudanças físicas do ambiente através de intervenções, principalmente com a utilização do lúdico.
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