VIOLÊNCIA E EDUCAÇÃO: IDENTIFICANDO AS PRINCIPAIS FORMAS DE VIOLÊNCIA ESCOLAR

Autores

  • Geovanildo Nunes de Oliveira UEPB-Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Educação; Violência; Escola.

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a violência escolar, um problema que invade as escolas e preocupa gestores, professores e todos os profissionais da educação. Os alunos cada vez mais apresentam um comportamento violento dentro da escola, seja uma violência verbal, física, psicológica ou até mesmo racista, prejudicando a aprendizagem e a educação em geral. Assim sendo, apresento os resultados referentes à minha pesquisa de doutorado, em que abordo o tema da violência escolar, comparando os resultados entre duas escolas publicas do estado da Paraíba, que são Campina Grande e Cabaceiras. Primeiro, discutimos sobre o tema a partir do aporte teórico sobre a violência, em que Yamasaki (2007), Abramovay e Avancini (2001) e Zechi (2014) ajudam na discussão sobre a violência escolar. Em seguida, são demostrados os dados sobre a pesquisa, contendo as principais formas de violência ocorridas nas duas escolas. Finalizando com algumas considerações a respeito da pesquisa e de seus resultados.

Biografia do Autor

Geovanildo Nunes de Oliveira, UEPB-Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em Educação Física, Doutorado em Ciências da Educacion - Facultad Interamericana de Ciências Sociales (2019), Mestrado em Ciências da Educacion, Mestrado em Psicanálise em Educação e na Saúde, Especialista em Gestão Publica, Especialista Grupos Especiais e Melhor Idade. Atualmente é concursado da Prefeitura Municipal de Cabaceiras e Assessor Administrativo II no Centro de Educação - CEDUC na Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Ensino Fundamental, Ensino Médio, Grupos Especiais e Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: violência escolar, educação comparada, bullying e educação, tecnologia e sociedade.

Referências

Abramovay, M. (2001). Violência nas escolas. UNICEF: http://www.unicef.org/brazil/pt/Cap_02.pdf

Abramovay, M. (2005). Cotidiano das escolas: entre violências /Coordenado por Miriam Abramovay. Brasília: UNESCO, Observatório de Violência, Ministério da Educação.

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Yamasaki, A. A. (2007). Violência no contexto escolar: um olhar freiriano. São Paulo.

Zechi, J. A. M. (2014). Educação em valores; solução para a violência e indisciplina na escola? Presidente Prudente.

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Publicado

2022-12-31