VIOLÊNCIA E EDUCAÇÃO: IDENTIFICANDO AS PRINCIPAIS FORMAS DE VIOLÊNCIA ESCOLAR
Keywords:
Educação; Violência; Escola.Abstract
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a violência escolar, um problema que invade as escolas e preocupa gestores, professores e todos os profissionais da educação. Os alunos cada vez mais apresentam um comportamento violento dentro da escola, seja uma violência verbal, física, psicológica ou até mesmo racista, prejudicando a aprendizagem e a educação em geral. Assim sendo, apresento os resultados referentes à minha pesquisa de doutorado, em que abordo o tema da violência escolar, comparando os resultados entre duas escolas publicas do estado da Paraíba, que são Campina Grande e Cabaceiras. Primeiro, discutimos sobre o tema a partir do aporte teórico sobre a violência, em que Yamasaki (2007), Abramovay e Avancini (2001) e Zechi (2014) ajudam na discussão sobre a violência escolar. Em seguida, são demostrados os dados sobre a pesquisa, contendo as principais formas de violência ocorridas nas duas escolas. Finalizando com algumas considerações a respeito da pesquisa e de seus resultados.
References
Abramovay, M. (2001). Violência nas escolas. UNICEF: http://www.unicef.org/brazil/pt/Cap_02.pdf
Abramovay, M. (2005). Cotidiano das escolas: entre violências /Coordenado por Miriam Abramovay. Brasília: UNESCO, Observatório de Violência, Ministério da Educação.
Hermínio, A. B., & Silva, J. M. (2017). Protagonismo de Violência Escolar por Meninas: Percepções de Professores e Diretores nos Cadernos de Ocorrência. Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Confresa Revista Prática Docente. 2(2), 366-381.
Spólito, M. P. (2002). As vicissitudes das políticas públicas de redução da violência escolar. In M.F. Westphal (org.). Violência e Criança. São Paulo. Ed. USP, 249-265.
Spólito. M. P. (2001). Um breve balanço da pesquisa sobre violência escolar no Brasil. Educação e pesquisa, 27(1), 87-103.
Yamasaki, A. A. (2007). Violência no contexto escolar: um olhar freiriano. São Paulo.
Zechi, J. A. M. (2014). Educação em valores; solução para a violência e indisciplina na escola? Presidente Prudente.