APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ

Autores

Palavras-chave:

Apresentação, Dossiê

Biografia do Autor

Mara Lúcia Reis Monteiro da Cruz, Universidade Federal Fluminense

Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando em ensino, projetos de pesquisa e extensão na área de Fonoaudiologia Educacional. Fonoaudióloga, Mestre (2004) e doutora (2013) em Educação, com ênfase em Educação Especial. Autora de diversas publicações nas áreas de linguagem, ensino e aprendizagem de pessoas com deficiências e transtornos de aprendizagem ou desenvolvimento, mais especificamente abordando os temas alfabetização e letramento, tecnologia assistiva, tecnologias da comunicação e da informação, deficiência intelectual, transtorno do espectro do autismo e transtornos de aprendizagem.

Thais da Costa Motta, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora efetiva da Educação Especial do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Educação com ênfase em Educação Especial (2024) e Mestre em Educação (2019) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ-FFP), Psicopedagoga clínica e institucional (2006) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Licenciada em Pedagogia (2005) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Integra o Grupo Interinstitucional de Pesquisa-formação Polifonia (UNICAMP/UERJ-FFP) e investiga a formação inicial e continuada de docentes, as políticas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, bem como as culturas e práticas pedagógicas de acessibilidade e inclusão. Coordenadora do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva (NEEI) Cap-UFRJ.

Angélica Maria Reis Monteiro, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

Professora auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal). Doutora em Ciências da Educação (FPCEUP), mestre em Educação Multimédia (FPCEUP) e licenciada em Pedagogia (UERJ, 1997). Co-responsável pelo Labdere, integra a Comunidade de Prática de Investigação Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Digitais em Educação (CAFTe). Interesses de pesquisa: inclusão digital, tecnologias digitais em educação, currículo, pedagogia.

Referências

Brasil. Lei 8069 de 13 de julho de 1990 que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Brasil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº. 9394/96 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, 23 de dez. 1996.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Adaptações Curriculares / Secretaria de Educação Fundamental. Secretaria de Educação Especial. – Brasília: MEC / SEF/SEESP, 1998.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial (SEESP). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

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Publicado

2025-01-29

Como Citar

REIS MONTEIRO DA CRUZ, M. L.; DA COSTA MOTTA, T.; REIS MONTEIRO, A. M. APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 2, p. 2–6, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/4257. Acesso em: 30 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ - As múltiplas tecnologias para as acessibilidades e inclusão na educação básica e ensino superior