A ESCRITA COMO UMA POSSIBILIDADE DE COMUNICAÇÃO PARA A CRIANÇA COM TEA: ANALISANDO UM CASO
Palavras-chave:
Linguagem escrita; Transtorno do Espectro Autista (TEA); Desenvolvimento cognitivo.Resumo
O presente trabalho procura fazer uma reflexão sobre a aquisição da linguagem escrita no indivíduo com autismo e como esta linguagem contribui para o desenvolvimento cognitivo e social da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para a construção do quadro teórico buscou-se referências bibliográficas sobre o TEA, considerando-se artigos científicos com dados já analisados e publicados. Como aporte teórico esta pesquisa baseou-se em autores como Cavalcanti e Rocha (2001), Sassaki (1997), entre outros. Esta investigação caracteriza-se como estudo de caso, onde o sujeito investigado é uma criança de doze anos diagnosticada com TEA, nível I. Esta pesquisa apontou que a linguagem escrita representa para a criança com TEA uma possibilidade para ela se relacionar com os seus pares e interagir socialmente.