A ESCRITA COMO UMA POSSIBILIDADE DE COMUNICAÇÃO PARA A CRIANÇA COM TEA: ANALISANDO UM CASO

Authors

  • Jacqueline Wanderley Marques Dantas Rede Estadual e Municipal de Ensino na cidade de Picos-PI

Keywords:

Linguagem escrita; Transtorno do Espectro Autista (TEA); Desenvolvimento cognitivo.

Abstract

O presente trabalho procura fazer uma reflexão sobre a aquisição da linguagem escrita no indivíduo com autismo e como esta linguagem contribui para o desenvolvimento cognitivo e social da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para a construção do quadro teórico buscou-se referências bibliográficas sobre o TEA, considerando-se artigos científicos com dados já analisados e publicados. Como aporte teórico esta pesquisa baseou-se em autores como Cavalcanti e Rocha (2001), Sassaki (1997), entre outros. Esta investigação caracteriza-se como estudo de caso, onde o sujeito investigado é uma criança de doze anos diagnosticada com TEA, nível I. Esta pesquisa apontou que a linguagem escrita representa para a criança com TEA uma possibilidade para ela se relacionar com os seus pares e interagir socialmente.

Author Biography

Jacqueline Wanderley Marques Dantas, Rede Estadual e Municipal de Ensino na cidade de Picos-PI

Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí. Professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual e Municipal de Ensino na cidade de Picos-PI.

Published

2020-01-28

How to Cite

DANTAS, J. W. M. A ESCRITA COMO UMA POSSIBILIDADE DE COMUNICAÇÃO PARA A CRIANÇA COM TEA: ANALISANDO UM CASO. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 2, n. 2, p. 98–114, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/45. Acesso em: 23 nov. 2024.