ROBÓTICA E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM PUBLICAÇÕES COM FOCO EDUCACIONAL ESCOLAR

Autores

  • Brenda Simonelly Pereira Santos Pedrosa
  • Maria Carolina da Silva Caldeira
  • Santer Alvares de Matos Centro Pedagógico da Ebap/UFMG

Palavras-chave:

Robótica, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Ambiente escolar, Levantamento bibliográfico

Resumo

Este artigo se propõe a realizar um levantamento sobre as publicações que contemplam a interseção da robótica e do autismo, no campo educacional. Por meio da metodologia de revisão bibliográfica, foi realizado um levantamento nos portais Capes e Scielo, a partir de palavras-chave e aplicados filtros com a intencionalidade de se refinar a busca por artigos que, de fato, estabelecessem uma relação entre o autismo, a robótica e a educação. Após a aplicação dos filtros, localizamos 10 artigos sobre o tema e identificamos quatro abordagens expressas neles: o uso de tecnologia com foco educacional escolar; uso da robótica em sessões de terapia no ambiente escolar; tecnologias existentes para o uso de pessoas com autismo; e perspectiva dos profissionais sobre o uso da robótica. O estudo mostrou uma escassa produção sobre a relação entre robótica e o autismo no ambiente escolar, o que indica a necessidade de mais pesquisas sobre o tema.

Biografia do Autor

Brenda Simonelly Pereira Santos Pedrosa

Licencianda em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realiza iniciação científica voluntária no projeto de pesquisa “O construcionismo como potencializador na comunicação e socialização entre crianças autistas e neurotípicas” do Centro Pedagógico da UFMG. Participante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva e Diversidade (NEPED) do Centro Pedagógico da UFMG.

Maria Carolina da Silva Caldeira

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação pela UFMG. Professora do Centro Pedagógico da UFMG, e do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da UFMG, na linha de pesquisa Currículos, Culturas e Diferença. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva e Diversidade (NEPED) do Centro Pedagógico da UFMG.

Santer Alvares de Matos, Centro Pedagógico da Ebap/UFMG

Licenciado em Ciências da Natureza, especialista em Educação a Distância, mestre em Ensino de Ciências e Matemática e doutor em Educação, com ênfase em ensino de Ciências. 

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

SIMONELLY PEREIRA SANTOS PEDROSA, B.; DA SILVA CALDEIRA, M. C.; ALVARES DE MATOS, S. ROBÓTICA E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM PUBLICAÇÕES COM FOCO EDUCACIONAL ESCOLAR. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 7, n. 2, p. 350–362, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/485. Acesso em: 22 dez. 2024.