ROBÓTICA E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM PUBLICAÇÕES COM FOCO EDUCACIONAL ESCOLAR

Autores

  • Brenda Simonelly Pereira Santos Pedrosa
  • Maria Carolina da Silva Caldeira
  • Santer Alvares de Matos Centro Pedagógico da Ebap/UFMG

Palavras-chave:

Robótica, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Ambiente escolar, Levantamento bibliográfico

Resumo

Este artigo se propõe a realizar um levantamento sobre as publicações que contemplam a interseção da robótica e do autismo, no campo educacional. Por meio da metodologia de revisão bibliográfica, foi realizado um levantamento nos portais Capes e Scielo, a partir de palavras-chave e aplicados filtros com a intencionalidade de se refinar a busca por artigos que, de fato, estabelecessem uma relação entre o autismo, a robótica e a educação. Após a aplicação dos filtros, localizamos 10 artigos sobre o tema e identificamos quatro abordagens expressas neles: o uso de tecnologia com foco educacional escolar; uso da robótica em sessões de terapia no ambiente escolar; tecnologias existentes para o uso de pessoas com autismo; e perspectiva dos profissionais sobre o uso da robótica. O estudo mostrou uma escassa produção sobre a relação entre robótica e o autismo no ambiente escolar, o que indica a necessidade de mais pesquisas sobre o tema.

Biografia do Autor

Brenda Simonelly Pereira Santos Pedrosa

Licencianda em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realiza iniciação científica voluntária no projeto de pesquisa “O construcionismo como potencializador na comunicação e socialização entre crianças autistas e neurotípicas” do Centro Pedagógico da UFMG. Participante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva e Diversidade (NEPED) do Centro Pedagógico da UFMG.

Maria Carolina da Silva Caldeira

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação pela UFMG. Professora do Centro Pedagógico da UFMG, e do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da UFMG, na linha de pesquisa Currículos, Culturas e Diferença. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva e Diversidade (NEPED) do Centro Pedagógico da UFMG.

Santer Alvares de Matos, Centro Pedagógico da Ebap/UFMG

Licenciado em Ciências da Natureza, especialista em Educação a Distância, mestre em Ensino de Ciências e Matemática e doutor em Educação, com ênfase em ensino de Ciências. 

Referências

Amato, C., & Fernandes, F. D. (2010). O uso interativo da comunicação em crianças autistas verbais e não-verbais. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, 22(4), 373-377.

Associação Americana de Psiquiatria. (2014). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. (5a ed.) Porto Alegre: Artmed.

Bialer, M. (2015). A inclusão escolar nas autobiografias de autistas. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional [online]. Maringá, 19(3), 485-492.

Campelo, L., Lucena, J. A., Lima, C. N. de, Araújo, H. M. M. de, VIANA, L. G. de O., VELOSO, M. M. L. V., CORREIA, P. I. F. de B., & MUNIZ, L. F. (2009). Autismo: um estudo de habilidades comunicativas em crianças. Revista CEFAC 11(4), 598-606. https://doi.org/10.1590/S1516-18462009000800008

Castilho, M. (2002). Robótica na educação: Com que objetivos? Monografa de Especialização em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-Porto Alegre.

Desideri, L., Negrini, M., Cutrone, M. C., Rouame, A., Malavasi, M., Hoogerwerf, E. J., Bonifacci, P., & Di Sarro, R. (2017). Exploring the Use of a Humanoid Robot to Engage Children with Autism Spectrum Disorder (ASD). Studies in Health Technology and Informatics, 501-509.

Giglio, G., Nogueira, L., & Martins, A. (2017). A robótica aplicada na educação de alunos autistas. Revista de Trabalhos Acadêmicos - Universo Juiz de Fora 1(5).

Guzmán, G., Putrino, N., Martinez, F., & Quiroz, N. (2017). Nuevas tecnologías: Puentes de comunicación en el trastorno del espectro autista (TEA). Terapia Psicológica, 35(3), 247-258.

Hansbol, M. (2015). Robot technologies, autism and designs for learning. Tidsskriftet Læring og Medier (LOM), 8(14), 1-24.

Huijnen, C., Lexis, M., & De Witte, L. (2016). Matching Robot KASPAR to Autism Spectrum Disorder (ASD) Therapy and Educational Goals. Int J of Soc Robotics 8, 445-455.

Karakosta, E., Dautenhahn, K., Syrdal, D. S., Wood, L. J., & Robins, B. (2019). Using the humanoid robot Kaspar in a Greek school environment to support children with Autism Spectrum Condition. Paladyn, Journal of Behavioral Robotics, 10, 298-317.

Klin, A. (2006). Autismo e síndrome de Asperger: uma visão geral. Revista Brasileira de Psiquiatria 28, 3-11.

Lemos, E. L. M. D., Nunes, L. L., & Salomão, N. M. R. (2020). Transtorno do Espectro Autista e Interações Escolares: Sala de Aula e Pátio. Revista Brasileira de Educação Especial 26(1), 69-84.

Lemos, E., Salomão, N., & Agripino-Ramos, C. (2014). Inclusão de crianças autistas: um estudo sobre interações sociais no contexto escolar. Revista Brasileira de Educação Especial, 20(1), 117-130.

Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm

Lima, S., & Laplane, A. (2016). Escolarização de Alunos com Autismo. Revista Brasileira de Educação Especial, 22(2), 269-284.

Martins, A. (2006). O que é Robótica. São Paulo, Editora Brasiliense.

Ministério da Educação. (2008). Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP.

Pennazio, V. (2017). Social robotics to help children with autism in their interactions through imitation. Research on Education and Media, 9(1), 10-16.

Pinel, V., Rendon, L., & Adrover-Roig, D. (2018). Los robots sociales como promotores de la comunicación en los Trastornos del Espectro Autista (TEA). Letras de Hoje, 53(1), 39-47.

Qidwai, U., Kashem, S., & Conor, O. (2020). Humanoid Robot as a Teacher’s Assistant: Helping Children with Autism to Learn Social and Academic Skills. J Intell Robot Syst 98, 759-770.

Robins, B., & Dautenhahn, K. (2014). Tactile Interactions with a Humanoid Robot: Novel Play Scenario Implementations with Children with Autism. Int J of Soc Robotics 6, 397-415.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

SIMONELLY PEREIRA SANTOS PEDROSA, B.; DA SILVA CALDEIRA, M. C.; ALVARES DE MATOS, S. ROBÓTICA E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM PUBLICAÇÕES COM FOCO EDUCACIONAL ESCOLAR. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 7, n. 2, p. 350–362, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/485. Acesso em: 21 nov. 2024.