ROBÓTICA E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM PUBLICAÇÕES COM FOCO EDUCACIONAL ESCOLAR
Palavras-chave:
Robótica, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Ambiente escolar, Levantamento bibliográficoResumo
Este artigo se propõe a realizar um levantamento sobre as publicações que contemplam a interseção da robótica e do autismo, no campo educacional. Por meio da metodologia de revisão bibliográfica, foi realizado um levantamento nos portais Capes e Scielo, a partir de palavras-chave e aplicados filtros com a intencionalidade de se refinar a busca por artigos que, de fato, estabelecessem uma relação entre o autismo, a robótica e a educação. Após a aplicação dos filtros, localizamos 10 artigos sobre o tema e identificamos quatro abordagens expressas neles: o uso de tecnologia com foco educacional escolar; uso da robótica em sessões de terapia no ambiente escolar; tecnologias existentes para o uso de pessoas com autismo; e perspectiva dos profissionais sobre o uso da robótica. O estudo mostrou uma escassa produção sobre a relação entre robótica e o autismo no ambiente escolar, o que indica a necessidade de mais pesquisas sobre o tema.
Referências
Amato, C., & Fernandes, F. D. (2010). O uso interativo da comunicação em crianças autistas verbais e não-verbais. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, 22(4), 373-377.
Associação Americana de Psiquiatria. (2014). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. (5a ed.) Porto Alegre: Artmed.
Bialer, M. (2015). A inclusão escolar nas autobiografias de autistas. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional [online]. Maringá, 19(3), 485-492.
Campelo, L., Lucena, J. A., Lima, C. N. de, Araújo, H. M. M. de, VIANA, L. G. de O., VELOSO, M. M. L. V., CORREIA, P. I. F. de B., & MUNIZ, L. F. (2009). Autismo: um estudo de habilidades comunicativas em crianças. Revista CEFAC 11(4), 598-606. https://doi.org/10.1590/S1516-18462009000800008
Castilho, M. (2002). Robótica na educação: Com que objetivos? Monografa de Especialização em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-Porto Alegre.
Desideri, L., Negrini, M., Cutrone, M. C., Rouame, A., Malavasi, M., Hoogerwerf, E. J., Bonifacci, P., & Di Sarro, R. (2017). Exploring the Use of a Humanoid Robot to Engage Children with Autism Spectrum Disorder (ASD). Studies in Health Technology and Informatics, 501-509.
Giglio, G., Nogueira, L., & Martins, A. (2017). A robótica aplicada na educação de alunos autistas. Revista de Trabalhos Acadêmicos - Universo Juiz de Fora 1(5).
Guzmán, G., Putrino, N., Martinez, F., & Quiroz, N. (2017). Nuevas tecnologías: Puentes de comunicación en el trastorno del espectro autista (TEA). Terapia Psicológica, 35(3), 247-258.
Hansbol, M. (2015). Robot technologies, autism and designs for learning. Tidsskriftet Læring og Medier (LOM), 8(14), 1-24.
Huijnen, C., Lexis, M., & De Witte, L. (2016). Matching Robot KASPAR to Autism Spectrum Disorder (ASD) Therapy and Educational Goals. Int J of Soc Robotics 8, 445-455.
Karakosta, E., Dautenhahn, K., Syrdal, D. S., Wood, L. J., & Robins, B. (2019). Using the humanoid robot Kaspar in a Greek school environment to support children with Autism Spectrum Condition. Paladyn, Journal of Behavioral Robotics, 10, 298-317.
Klin, A. (2006). Autismo e síndrome de Asperger: uma visão geral. Revista Brasileira de Psiquiatria 28, 3-11.
Lemos, E. L. M. D., Nunes, L. L., & Salomão, N. M. R. (2020). Transtorno do Espectro Autista e Interações Escolares: Sala de Aula e Pátio. Revista Brasileira de Educação Especial 26(1), 69-84.
Lemos, E., Salomão, N., & Agripino-Ramos, C. (2014). Inclusão de crianças autistas: um estudo sobre interações sociais no contexto escolar. Revista Brasileira de Educação Especial, 20(1), 117-130.
Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm
Lima, S., & Laplane, A. (2016). Escolarização de Alunos com Autismo. Revista Brasileira de Educação Especial, 22(2), 269-284.
Martins, A. (2006). O que é Robótica. São Paulo, Editora Brasiliense.
Ministério da Educação. (2008). Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP.
Pennazio, V. (2017). Social robotics to help children with autism in their interactions through imitation. Research on Education and Media, 9(1), 10-16.
Pinel, V., Rendon, L., & Adrover-Roig, D. (2018). Los robots sociales como promotores de la comunicación en los Trastornos del Espectro Autista (TEA). Letras de Hoje, 53(1), 39-47.
Qidwai, U., Kashem, S., & Conor, O. (2020). Humanoid Robot as a Teacher’s Assistant: Helping Children with Autism to Learn Social and Academic Skills. J Intell Robot Syst 98, 759-770.
Robins, B., & Dautenhahn, K. (2014). Tactile Interactions with a Humanoid Robot: Novel Play Scenario Implementations with Children with Autism. Int J of Soc Robotics 6, 397-415.