EDUCAÇÃO INCLUSIVA: LEGISLAÇÃO, ESCOLA E SOCIEDADE

Autores

  • Alex Rezende Heleno IFRR

Palavras-chave:

Inclusão; Legislação; Escola; Sociedade.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar resumidamente a legislação brasileira referente à Educação Inclusiva e fazer uma crítica à realidade das escolas quanto à adequação física dos espaços bem como à adaptação didático-pedagógica para atender pessoas com deficiência (PCD). Busca refletir sobre a inclusão, a permanência e o êxito dos alunos com deficiência e a importância da participação da sociedade na luta contra retrocessos no direito das pessoas com deficiência. A Constituição Federal, a LDB, o Estatuto das Pessoas com Deficiência bem como as críticas elaboradas por Lígia Regina Klein, Graziela Lucchesi Rosa da Silva, Adriana Lia Friszman Laplane, Gustavo Martins Piccolo e Enicéia Gonçalves Mendes darão fundamentação para o desenvolvimento deste trabalho.

Biografia do Autor

Alex Rezende Heleno, IFRR

Possui graduação em Letras Português/Francês pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Mestre em Letras - Estudos Literários pela mesma universidade. Doutor em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com período de doutorado sanduíche - CAPES - na Université de Rouen (França). Atuou como professor de língua portuguesa, literatura e redação na Rede Municipal de Ensino (Ubá, MG). Atuou como professor de língua portuguesa, literatura e redação na Rede Estadual de Ensino (SEE, MG). Atuou com Supervisor Escolar na Rede Estadual de Ensino (SEE, MG). Atuou como Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal do Pará (IFPA). Atualmente, é professor de língua portuguesa, literatura e redação no Instituto Federal de Roraima (IFRR).

Referências

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

REZENDE HELENO, A. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: LEGISLAÇÃO, ESCOLA E SOCIEDADE. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 7, n. 2, p. 363–374, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/530. Acesso em: 22 dez. 2024.