ENSINAR E APRENDER NO PROEJA COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
Palavras-chave:
Ensinar e aprender; PROEJA; Tecnologias digitais; AutoCADResumo
O artigo identifica as intervenções docente e instrucional na turma de dependência no Curso de Mecânica-
PROEJA no Ensino Médio Integrado, com o uso de tecnologias digitais. O problema de pesquisa: as
tecnologias digitais favorecem ensinar e aprender no PROEJA? A metodologia de pesquisa interventiva
qualitativa identificou estratégias didático-metodológicas como fatores positivos de aprendizagem. No
âmbito da intervenção práticas inovadoras que configuraram domínios técnico-tecnológicos com o AutoCAD
e mudanças de comportamentos de alunos e professores. Quanto aos achados, evidências de que, em geral,
os níveis de curiosidade dos alunos são moderados com relação ao uso das tecnologias no processo de
ensinar e aprender; quanto às contribuições do uso das tecnologias, impactos positivos na autoestima e
motivação dos discentes adultos quando tratados de maneira respeitosa frente aos seus objetivos reais.