ENSINAR E APRENDER NO PROEJA COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

  • Haroldo Bentes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Belém

Palavras-chave:

Ensinar e aprender; PROEJA; Tecnologias digitais; AutoCAD

Resumo

O artigo identifica as intervenções docente e instrucional na turma de dependência no Curso de Mecânica-
PROEJA no Ensino Médio Integrado, com o uso de tecnologias digitais. O problema de pesquisa: as
tecnologias digitais favorecem ensinar e aprender no PROEJA? A metodologia de pesquisa interventiva
qualitativa identificou estratégias didático-metodológicas como fatores positivos de aprendizagem. No
âmbito da intervenção práticas inovadoras que configuraram domínios técnico-tecnológicos com o AutoCAD
e mudanças de comportamentos de alunos e professores. Quanto aos achados, evidências de que, em geral,
os níveis de curiosidade dos alunos são moderados com relação ao uso das tecnologias no processo de
ensinar e aprender; quanto às contribuições do uso das tecnologias, impactos positivos na autoestima e
motivação dos discentes adultos quando tratados de maneira respeitosa frente aos seus objetivos reais.

Biografia do Autor

Haroldo Bentes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Belém

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Brasil (2013). Professor de Ensino Básico, Téc. e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-01-29

Como Citar

BENTES, H. de V. ENSINAR E APRENDER NO PROEJA COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 2, n. 1, p. 66–79, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/54. Acesso em: 23 nov. 2024.