FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO ESTADO DE SANTA CATARINA SOBRE O TEA

Autores

  • Bruna Jochem Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

FORMAÇÃO CONTINUADA, EDUCAÇÃO ESPECIAL, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Resumo

ESTE TRABALHO É FRUTO DE UMA PESQUISA REALIZADA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC). O PRINCIPAL OBJETIVO FOI ANALISAR AS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA PROPOSTAS PELA FUNDAÇÃO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (FCEE) PARA PROFESSORES, NO PERÍODO DE 2010 A 2018, VOLTADAS PARA O TRABALHO COM ALUNOS COMO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, COM CARÁTER EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PAUTADOS NA ANÁLISE DOCUMENTAL E BALANÇO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS EM BANCOS DE DADOS COMO CAPES E SCIELO. A METODOLOGIA FOI PAUTADA NA BUSCA DE TEXTOS QUE DISCUTISSEM ASPECTOS EM TORNO DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. QUANTO A ANÁLISE DOCUMENTAL, FOI REALIZADA A PARTIR DOS REGISTROS EM ARQUIVOS DIGITAIS DOS CURSOS E CAPACITAÇÕES OFERECIDOS PELA FCEE. PARA SUSTENTAR A PESQUISA, FOI UTILIZADO UM REFERENCIAL TEÓRICO QUE MEDIASSE A PROPOSTA EM DISCUSSÃO E AUTORES DE REFERÊNCIA NA TEMÁTICA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES (MICHELS, 2017; LEHMKUHL, 2011); CONCEITO, EDUCAÇÃO E ESCOLARIZAÇÃO DE SUJEITOS COM TEA (BELISÁRIO FILHO; CUNHA, 2010).

Downloads

Publicado

2022-02-25