O CURRÍCULO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA,

UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL TRANSFORMADORA

Autores

  • Rodiney Marcelo Braga dos Santos IFPB

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Currículo inclusivo, Adaptações curriculares

Resumo

As práticas educacionais inclusivas instauram a busca de novas percepções e perspectivas. Nesse sentido, a partir dos sublinhados de alguns textos sobre os seguintes temas: elementos de inclusividade, processo de inclusão-exclusão escolar e conteúdos de escolarização, buscamos dialogar acerca do currículo enquanto construção social, que assume o caráter estratégico para as transformações educacionais, e, que na perspectiva da educação inclusiva, por muitas vezes, tem sido negligenciado, assim, reforçando a segregação e/ou exclusão. Para tanto, a tipologia utilizada para o alcance do nosso objetivo é de abordagem qualitativa e procedimento bibliográfico. O currículo pode ser caracterizado como espinha dorsal da forma identitária da comunidade escolar. Na perspectiva inclusiva, deve ser concebido como tomada de transformação para atender à diversidade do ambiente educativo no sentido de uma educação equitativa, justa e de qualidade.

 

Biografia do Autor

Rodiney Marcelo Braga dos Santos, IFPB

Doutor pelo Programa em Rede Bionorte da Universidade Federal de Roraima – UFRR. Docente do Instituto Federal da Paraíba – IFPB. Mestre pelo Programa em Logística e Pesquisa Operacional da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional Uninter, com especialização em Educação Inclusiva (IFRN), Gestão Escolar (UECE) e Educação a Distância pelo Senac.

Referências

Abramowicz, J. (1997). Para além do fracasso escolar. Campinas: Papirus.

Asociación Americana de Discapacidades Intelectuales y del Desarrollo [AAIDD]. (2010). Discapacidad intelectual, definición, clasificación y sistemas de apoyo (11a ed.). Espanha: Alianza Editorial.

Belisário, J. (2005). Ensaios pedagógicos: Construindo escolas inclusivas. Brasília: MEC/SEESP.

Bergamo, R. B. (2009). Pesquisa e prática: Educação especial. Curitiba: Editora Ibpex.

Brasil. (1998). Parâmetros curriculares nacionais: Adaptações curriculares. Brasília: MEC/SEF/SEESP.

Brasil. (2003). Saberes e práticas da inclusão: Dificuldades acentuadas de aprendizagem: deficiência múltipla (4a ed.). Brasília: MEC/SEESP.

Bueno, J. G. S. A. (2008). As políticas de inclusão escolar: Uma prerrogativa da educação especial? In: Bueno, J. G. S. A. (Org.). Deficiência e escolarização: Novas perspectivas de análise (pp. 43-63). Araraquara: Junqueira & Marin; Brasília: Capes.

Dainez, D. & Smolka, A. L. B. (2019). A função social da escola em discussão, sob a perspectiva da educação inclusiva. Educ. Pesqui., São Paulo, 45, 1-18.

Faria Filho, L. M. (2002). Escolarização, culturas e práticas escolares no Brasil: Elementos teóricos-metodológicos de um programa de pesquisa. In: Lopes, A. C. & Macedo, E. (Orgs.). Disciplina e integração curricular: História e políticas. Rio de Janeiro: DP&A.

Holmes, D. S. (1997). Psicologia dos transtornos mentais (2a ed.). Porto Alegre: Artmed.

Mesquita, A. M. A. & Rocha, G. O. R. (2017). Elementos de inclusividade e cultura escolar: Outras perspectivas para a análise de uma prática curricular inclusiva. Revista e-Curriculum, São Paulo, 15(2), 345-375.

Mesquita, A. M. A. (2009). Vozes ausentes: O currículo e a proposta de educação inclusiva. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, 3(1), 5-88.

Mesquita, A. M. A. (2017). Currículo e inclusão: Reflexões sobre os conteúdos de escolarização para alunos com deficiência. Inc. Soc., Brasília, 11(1), 67-80.

Rodrigues, F. M. C., Nozu, W. C. S. & Coimbra Neto, J. P. (2019). Educação, direitos humanos e cidadania: Fundamentos para a inclusão escolar da pessoa com deficiência. RIDH, Bauru, 7(1), 173-190.

Sacristán, J. G. & Pérez Gómez, A. I. (2000). Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: ArtMed.

Zanato, C. B. & Gimenez, R. (2017). Educação Inclusiva: Um olhar sobre as adaptações curriculares. Revista @mbienteeducação, São Paulo, 10(2), 289-303.

Zabala, A. (1998). A prática educativa: Como ensinar. Porto Alegre: ArtMed.

Downloads

Publicado

2022-09-28

Como Citar

MARCELO BRAGA DOS SANTOS, R. O CURRÍCULO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, : UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL TRANSFORMADORA. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 6, n. 4, p. 86–97, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/589. Acesso em: 23 nov. 2024.