O CURRÍCULO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA,

UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL TRANSFORMADORA

Autores

  • Rodiney Marcelo Braga dos Santos IFPB

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Currículo inclusivo, Adaptações curriculares

Resumo

As práticas educacionais inclusivas instauram a busca de novas percepções e perspectivas. Nesse sentido, a partir dos sublinhados de alguns textos sobre os seguintes temas: elementos de inclusividade, processo de inclusão-exclusão escolar e conteúdos de escolarização, buscamos dialogar acerca do currículo enquanto construção social, que assume o caráter estratégico para as transformações educacionais, e, que na perspectiva da educação inclusiva, por muitas vezes, tem sido negligenciado, assim, reforçando a segregação e/ou exclusão. Para tanto, a tipologia utilizada para o alcance do nosso objetivo é de abordagem qualitativa e procedimento bibliográfico. O currículo pode ser caracterizado como espinha dorsal da forma identitária da comunidade escolar. Na perspectiva inclusiva, deve ser concebido como tomada de transformação para atender à diversidade do ambiente educativo no sentido de uma educação equitativa, justa e de qualidade.

 

Biografia do Autor

Rodiney Marcelo Braga dos Santos, IFPB

Doutor pelo Programa em Rede Bionorte da Universidade Federal de Roraima – UFRR. Docente do Instituto Federal da Paraíba – IFPB. Mestre pelo Programa em Logística e Pesquisa Operacional da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional Uninter, com especialização em Educação Inclusiva (IFRN), Gestão Escolar (UECE) e Educação a Distância pelo Senac.

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Publicado

2022-09-28

Como Citar

MARCELO BRAGA DOS SANTOS, R. O CURRÍCULO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, : UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL TRANSFORMADORA. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 6, n. 4, p. 86–97, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/589. Acesso em: 5 dez. 2024.