PROCESSO DE RELATIVISMO CULTURAL PELAS POLÍTICAS PÚBLICAS E O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
Palavras-chave:
Educação, Colonização, Povos Indígenas, Direito, IdentidadeResumo
O presente estudo visa fazer uma reflexão sobre os direitos dos Povos Indígenas brasileiros. Objetivando compreender esses sujeitos no processo civilizatório para com a educação secular. A metodologia utilizada foi observação indireta e pesquisa bibliográfica. Para embasamento da pesquisa se utilizou de revisão bibliográfica e pesquisas midiáticas. Na observação indireta analisamos a exposição midiática do canal @cunhaporangaoficial, na plataforma Tiktok. Esta observação nos possibilitou ver como a indígena Maira Gomez mantém as relações sociais no meio de seu povo atualmente, assim como também estão inseridos no contexto contemporâneo. A revisão bibliográfica ocorreu por meio da releitura do texto de Pinsky (2010), no qual afirma que o indígena foi escravizado antes dos negros no território brasileiro, e de Dantas (2015), que discorre sobre a continuidade de perda de territórios indígenas. Nesse sentido, considera-se que ambos traçam a temporalidade de luta e resistência social.
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