PROCESSO DE RELATIVISMO CULTURAL PELAS POLÍTICAS PÚBLICAS E O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO

Autores

Palavras-chave:

Educação, Colonização, Povos Indígenas, Direito, Identidade

Resumo

O presente estudo visa fazer uma reflexão sobre os direitos dos Povos Indígenas brasileiros. Objetivando compreender esses sujeitos no processo civilizatório para com a educação secular. A metodologia utilizada foi observação indireta e pesquisa bibliográfica. Para embasamento da pesquisa se utilizou de revisão bibliográfica e pesquisas midiáticas. Na observação indireta analisamos a exposição midiática do canal @cunhaporangaoficial, na plataforma Tiktok. Esta observação nos possibilitou ver como a indígena Maira Gomez mantém as relações sociais no meio de seu povo atualmente, assim como também estão inseridos no contexto contemporâneo. A revisão bibliográfica ocorreu por meio da releitura do texto de Pinsky (2010), no qual afirma que o indígena foi escravizado antes dos negros no território brasileiro, e de Dantas (2015), que discorre sobre a continuidade de perda de territórios indígenas. Nesse sentido, considera-se que ambos traçam a temporalidade de luta e resistência social.

Biografia do Autor

Nathália Loyane Fernandes de Morais , UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Mestranda em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Graduada em Direito pela Faculdade Maurício de Nassau-FMN.

Olávia Fernandes , Universidade Estadual da Paraíba

Especialização em História da Paraíba e do Brasil pela Faculdades Integradas de Patos (FIP). Graduada em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú CE. Graduanda em sociologia pela Universidade Estadual da Paraíba. UEPB.

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Publicado

2022-05-09

Como Citar

FERNANDES DE MORAIS , N. L.; FERNANDES , O. . PROCESSO DE RELATIVISMO CULTURAL PELAS POLÍTICAS PÚBLICAS E O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 6, n. 4, p. 37–51, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/591. Acesso em: 23 dez. 2024.