APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL E A ABORDAGEM TRANSMÍDIA

Autores

Palavras-chave:

Deficiência visual, Transmídia, Educação, TDICs

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa aplicada a estudantes com deficiência visual e professores sobre o uso de recursos de aprendizagem em experiências de aprendizagem. Realizou-se entrevista com dez estudantes, aplicou-se questionário a trinta professores e revisão sistemática sobre transmídia na educação. No referencial teórico abordou-se a transmídia e as lógicas, recursos de aprendizagem e como os estudantes com deficiência visual aprendem. Nos resultados, identificaram-se os recursos usados por estudantes e os elaborados ou selecionados por professores, assim como desafios de ambos. Considerando que os estudantes com deficiência visual adotam um comportamento característico da transmídia sugeriu-se alguns caminhos para proporcionar experiências inclusivas.

Biografia do Autor

Lane Primo, Universidade Federal de Santa Catarina/ Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC)

Consultora em tecnologias digitais na educação; Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, linha de pesquisa Mídia e Conhecimento na Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina; Mestre em Informática Aplicada na linha de pesquisa Engenharia de Software pela Universidade de Fortaleza, com trabalhos voltados para a Educação a Distância; Pós-graduada em Design instrucional pelo Centro Universitário Senac; Pós-graduada em Administração de Empresas - Análise de Sistemas pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo (FACESP); Licenciatura plena em Ciências Matemáticas pelo Centro Universitário Sant'Anna, São Paulo; Autora de livros de computação gráfica da Editora Érica-Saraiva.

Vania Ribas Ulbricht, Universidade Federal de Santa Catarina/Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC)

Doutora e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina,  Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina). Presta serviço voluntário no Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade, ensino-aprendizagem, hipermídia, design de hipermídia, geometria e geometria descritiva.

Luciane Maria Fadel, Universidade Federal de Santa Catarina/Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC)

Doutora em Typography & Graphic Communication - University of Reading com Pós-Doutorado em Narrativas. Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina, graduada em Comunicação Visual pela Universidade Federal do Paraná, em Engenharia da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e em Licenciatura em 2º grau pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atualmente, é professora adjunto do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina. Co-lidera o Grupo de Pesquisa Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas e participa do Grupo de Estudo de Ambiente Hipermídia voltado ao processo de Ensino-Aprendizagem e do Grupo SAITE - Tecnologia e Inovação em Educação na Saúde , da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Design para Experiência com ênfase em Interação Humano Computador, atuando principalmente nos seguintes temas: design de interação, narrativas, user experience, novas mídias e digital storytelling.

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Publicado

2021-12-23