Incluir e adaptar na escola

Autores

  • Caroline Zanato Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Palavras-chave:

Educação inclusiva. Adaptação curricular. Escola inclusiva

Resumo

Uma escola inclusiva é aquela que possibilita que todos os alunos aprendam juntos, tendo
como foco central de toda ação educacional o aluno. Para isso, podem ser necessárias
adaptações curriculares, que correspondem a uma maneira de atender às necessidades
educacionais específicas dos alunos, oportunizando a todos a apropriação dos
conhecimentos escolares e a sua inclusão no processo de ensino-aprendizagem. Estas
devem fazer parte do planejamento da escola, desde o âmbito do Projeto Político
Pedagógico até o Plano de Ensino do professor. Tais documentos devem expressar as
intenções tanto da escola quanto dos professores a respeito da inclusão dos alunos com
necessidades educacionais especiais nas salas regulares. Tendo em vista o que foi
exposto, o presente artigo busca discorrer sobre a constituição da escola inclusiva e a
importância das adaptações curriculares para a inclusão de alunos com necessidades
educacionais especiais na rede regular de ensino.

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Publicado

2022-02-25

Como Citar

ZANATO, C. Incluir e adaptar na escola. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 6, n. 3, p. 24–35, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/604. Acesso em: 21 dez. 2024.