AUTISMO:

REFLEXÕES SOBRE PESQUISAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Erika Barbosa IFPB
  • LIRA, Andrea de Lucena Instituto Federal da Paraíba - IFPB

Palavras-chave:

Autismo; Ensino-Aprendizagem; Acompanhante Terapêutico; Produto Educacional; EPT.

Resumo

Atualmente, o transtorno do espectro do autismo é um assunto explorado, apresentando a pessoa diagnosticada como foco. Essas questões não deixam de ser importantes, entretanto, os professores e os Acompanhantes Terapêuticos, sofrem por não possuírem as habilidades necessárias para o processo de ensino e aprendizagem. Não possuem um prontuário de registro diário, quanto a sequência de intervenções e procedimentos metodológicos, utilizados para o auxílio da permanência do aluno TEA em sala. Sendo utilizado na grande maioria relatório de acompanhamento semestral ou anual para gestão da escola e não para os professores e equipe multidisciplinar. Assim, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura envolvendo o Transtorno do Espectro Autismo contribuindo, dessa forma, para a construção do produto educacional que sirva de apoio aos Acompanhantes Terapêuticos, buscando uma prática efetivamente baseada em evidências. Como estratégia de pesquisa, utilizamos a busca na plataforma EduCapes para obter os produtos educacionais desenvolvidos nos últimos dez anos, alinhavando os cenários históricos desses períodos, aos efeitos de hoje sobre a temática. Foram utilizados como critério de exclusão o idioma, e os artigos repetidos e/ou com assuntos diferentes da proposta. Para análise dos dados, foram consideradas as informações referentes a produtos, IES, ano e tema. Nesse artigo, analisamos os produtos educacionais com busca de repertório “Autismo”, onde obtivemos 121 produtos observados, mostrando assim, uma tendência na elaboração de materiais teóricos para ampla divulgação sobre o autismo.

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Publicado

2021-12-23