SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS: INCLUSÃO ESCOLAR À LUZ DA TECNOLOGIA ASSISTIVA

Autores

Palavras-chave:

Formação Docente, Síndrome Congênita do Zika vírus, Tecnologia Assistiva, Comunicação Alternativa

Resumo

O relato de experiência tem como objetivo indicar recursos de Tecnologia Assistiva e
Comunicação Alternativa, elaborados em uma formação docente, relativos ao processo de
inclusão de uma estudante com Síndrome Congênita do Zika vírus (SCZv). A experiência
vivenciada pelas autoras ocorreu em uma escola pública de Educação Infantil no município de
Niterói, Rio de Janeiro. Participaram do estudo duas professoras de Sala de Recursos, cinco
professoras de Apoio e uma aluna que apresenta SCZv. A coleta de dados foi realizada por meio
de observação de campo, registros de fotos e filmagens. Os resultados apontaram os recursos de
Tecnologia Assistiva como um caminho possível para os processos de ensino e aprendizagem da
educanda com SCZv, promovendo a inclusão por meio da acessibilidade para a mesma.

Biografia do Autor

Márcia Josiane Vaz de Souza, Centro Universitário Carioca/UNICARIOCA – RJ

Mestranda em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca- UNICARIOCA -RJ .Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pelo Centro Universitário Plinio Leite - UNIPLI e Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes - UCMA-RJ. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Atua como Coordenadora de Polo na Assessoria de Educação Especial da Fundação Municipal de Educação de Niterói - FME-RJ. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva e Formação Docente. 

Silmara Bonifácio da Silva Azeredo, Secretaria Municipal de Educação de Niterói - RJ

Professora de Educação Infantil e Professora de Sala de Recursos Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Rede Pública Municipal de Educação de Niterói (FME). Trabalhou na Coordenação de Educação Especial da FME entre 2010 e 2013. Especialização em Educação Especial - Formação Continuada de Professores para o AEE pela Universidade Federal do Ceará (2011). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000). Licenciada em Pedagogia - Administração Escolar pelo Centro Universitário Plínio Leite (1994). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial.

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Publicado

2022-02-09