UM MUNDO PARA TODO MUNDO: O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ELIMINAÇÃO DOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Interdiciplinaridade, Temas transversaisResumo
O presente trabalho se baseia em resultados parciais de um projeto intitulado “Um mundo para todo mundo”: O Programa Residência Pedagógica na eliminação dos paradigmas educacionais da educação inclusiva” aplicado na Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros, com duas turmas do Ensino Fundamental II, localizado no município de Cuité-PB, pelos bolsistas Judcely Nytyeska, Fátima Carvalho, em conjunto com a preceptora Jaqueline Nascimento e orientação do coordenador do programa Dr. Alecxandro Alves. O estudo tem como objetivo a pretensão de compreender os fundamentos, princípios e objetivos da Educação Inclusiva, e ainda discutir com os alunos em sala de aula atividades que permitam uma maior compreensão sobre o tema em debate. Para realização do mesmo foram aplicadas duas atividades iniciais consolidadas por debates bastante enriquecedores entre alunos, residentes e preceptora a respeito do tema em estudo, através do mesmo, chegamos a conclusões parciais da importância de realizar essas práticas interdisciplinares e discussões de temas transversais enfocando sempre o respeito por si e pelo outro.
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