UM MUNDO PARA TODO MUNDO: O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ELIMINAÇÃO DOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Judcely Nytyeska de Macedo oliveira Silva Instituto Sinapses
  • Jaqueline Silva Nascimento
  • Alecxandro Alves Vieira

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Interdiciplinaridade, Temas transversais

Resumo

O presente trabalho se baseia em resultados parciais de um projeto intitulado “Um mundo para todo mundo”: O Programa Residência Pedagógica na eliminação dos paradigmas educacionais da educação inclusiva” aplicado na Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros, com duas turmas do Ensino Fundamental II, localizado no município de Cuité-PB, pelos bolsistas Judcely Nytyeska, Fátima Carvalho, em conjunto com a preceptora Jaqueline Nascimento e orientação do coordenador do programa Dr. Alecxandro Alves. O estudo tem como objetivo a pretensão de compreender os fundamentos, princípios e objetivos da Educação Inclusiva, e ainda discutir com os alunos em sala de aula atividades que permitam uma maior compreensão sobre o tema em debate. Para realização do mesmo foram aplicadas duas atividades iniciais consolidadas por debates bastante enriquecedores entre alunos, residentes e preceptora a respeito do tema em estudo, através do mesmo, chegamos a conclusões parciais da importância de realizar essas práticas interdisciplinares e discussões de temas transversais enfocando sempre o respeito por si e pelo outro.

Biografia do Autor

Judcely Nytyeska de Macedo oliveira Silva, Instituto Sinapses

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - Campus Cuité. Pós Graduada em PSICOPEDAGOGIA COMPLETA pelo Instituto de Educação Superior Sinapses. Pós Graduação em NEUROPSICOPEDAGOGIA CLINICA e INSTITUCIONAL pelo Instituto Educacional Maris. Tem experiência na área de Educação, Educação Matemática, Gestão Escolar, Educação Especial Inclusiva, Formação de professores e Educação Infantil. É pesquisadora em estudos relacionados ao Ensino e Aprendizagem do indivíduo, principalmente na área de Matemática. 

Jaqueline Silva Nascimento

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande. Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária pela UFCG. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática. 

Alecxandro Alves Vieira

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestrado em Matemática Aplicada à Estatística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Doutorado em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). É professor efetivo do Curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) , atuando como professor e pesquisador na área de Estatística, assim como na formação de professores, com atuação nos Programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Programa de Residência Pedagógica na área de Matemática da UFCG. 

Referências

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Publicado

2022-11-13

Como Citar

DE MACEDO OLIVEIRA SILVA, J. N.; SILVA NASCIMENTO, J.; ALVES VIEIRA, A. UM MUNDO PARA TODO MUNDO: O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ELIMINAÇÃO DOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 6, n. 5, p. 46–59, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/639. Acesso em: 21 dez. 2024.