O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E BRINCADEIRAS DE FORMA INCLUSIVA

Autores

  • LUANDSON LUIS DA SILVA UEPB
  • DAMIÃO CAVALCANTE DO NASCIMENTO UEPB

Resumo

Este trabalho apresenta algumas concepções educacionais a respeito da ludicidade na educação infantil de forma inclusiva, estando ancorado nas fundamentações metodológicas de alguns autores como: Almeida (1974); Barbosa (2006); Bossa (2007); Medeiros (2000); Negrini (1994); Piaget (1979); Velasco (2006); Vygotsky (1989), entre outros, além de documentos legais e diretrizes educativas. O nosso objetivo consiste em analisar o papel do professor frente a educação infantil por meio da ludicidade nos estabelecimentos de ensino contribuindo para a inclusão. O trabalho justifica-se pela necessidade de apresentar no meio acadêmico produções que versem sobre esta temática. Compreende-se a ludicidade como um processo multifacetado de desenvolvimento da aprendizagem, que necessita a todo tempo de um envolvimento didático repleto de atividades diversificadas, além de jogos e brincadeiras infantis na ótica do educar, cuidar e do brincar, para que aconteça uma educação de qualidade.

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Publicado

2022-02-25

Como Citar

LUIS DA SILVA, L.; CAVALCANTE DO NASCIMENTO, D. O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E BRINCADEIRAS DE FORMA INCLUSIVA. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 6, n. 3, p. 68–84, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/643. Acesso em: 21 dez. 2024.