PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA POR LEITORES UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Fabíola Gonçalves UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

histórias de leitura; práticas de leitura; leitores universitários.

Resumo

Este artigo é fruto de uma parte dos dados construídos em uma pesquisa desenvolvida sobre a constituição do professor-leitor
universitário. Nesta direção, traz as concepções teóricas epistemológicas assumidas sobre a temática central. Para tal, teve como
objetivos: (i) conhecer a história de leitura de leitores universitários; (ii) identificar situações de leitura destes leitores universitários;
(iii) reconhecer as concepções e as relações estabelecidas com a leitura destes leitores, e; (iv) Propor novos caminhos investigativos
em leituras com leitores universitários. Os dados foram construídos a partir de um roteiro de entrevista semiestruturado e
analisados com base nas temáticas contidas nas referidas questões. Em linhas gerais, os resultados evidenciaram que a história
leitora é marcada pelos contextos sócio-históricos dos quais estes leitores participam.

Biografia do Autor

Fabíola Gonçalves, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco - Brasil. Professora da
Universidade Estadual da Paraíba - Brasil.

Downloads

Publicado

2020-01-30