PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA POR LEITORES UNIVERSITÁRIOS

Authors

  • Fabíola Mônica da Silva Gonçalves UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Keywords:

histórias de leitura; práticas de leitura; leitores universitários.

Abstract

Este artigo é fruto de uma parte dos dados construídos em uma pesquisa desenvolvida sobre a constituição do professor-leitor
universitário. Nesta direção, traz as concepções teóricas epistemológicas assumidas sobre a temática central. Para tal, teve como
objetivos: (i) conhecer a história de leitura de leitores universitários; (ii) identificar situações de leitura destes leitores universitários;
(iii) reconhecer as concepções e as relações estabelecidas com a leitura destes leitores, e; (iv) Propor novos caminhos investigativos
em leituras com leitores universitários. Os dados foram construídos a partir de um roteiro de entrevista semiestruturado e
analisados com base nas temáticas contidas nas referidas questões. Em linhas gerais, os resultados evidenciaram que a história
leitora é marcada pelos contextos sócio-históricos dos quais estes leitores participam.

Author Biography

Fabíola Mônica da Silva Gonçalves, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco - Brasil. Professora da
Universidade Estadual da Paraíba - Brasil.

Published

2020-01-30

How to Cite

GONÇALVES, F. M. da S. PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA POR LEITORES UNIVERSITÁRIOS. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 1, n. 1, p. 63–77, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/67. Acesso em: 25 nov. 2024.