ETNOGRAFIA DA PRISÃO DE MULHERES: EDUCAÇÃO, EXCLUSÃO E VULNERABILIDADE

Autores

  • Paula Castro UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Educação; Etnografia; Gênero; Encarceramento

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa que investigou a situação educacional das mulheres em privação de liberdade
(ALMEIDA, 2013). Constituíram-se como loci de estudo duas penitenciárias femininas e uma unidade para jovens cumprindo
medidas socioeducativas de internação, todas situadas no Estado do Rio de Janeiro. Os registros dos dados realizaram-se com o
auxílio de entrevistas etnográficas, vídeos, documentos e fotografias com as análises pelo método indutivo. Dentre os resultados da
pesquisa, apresentam-se, neste artigo, as explicações sobre a situação de vulnerabilidade das mulheres em privação de liberdade a
partir da fala das mulheres participantes. Além destas, as análises apontaram para as disparidades socioeducacionais na trajetória
de vida das mulheres, evidenciando que a vulnerabilidade social das mesmas são indicadores de desigualdades que não tem
garantido os direitos básicos estabelecidos pelas Leis brasileiras e dos direitos humanos.

Biografia do Autor

Paula Castro, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB -Brasil.

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Publicado

2020-01-30

Como Citar

CASTRO, P. A. de. ETNOGRAFIA DA PRISÃO DE MULHERES: EDUCAÇÃO, EXCLUSÃO E VULNERABILIDADE. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 1, n. 1, p. 106–121, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/70. Acesso em: 22 dez. 2024.