ETNOGRAFIA DA PRISÃO DE MULHERES: EDUCAÇÃO, EXCLUSÃO E VULNERABILIDADE
Palavras-chave:
Educação; Etnografia; Gênero; EncarceramentoResumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisa que investigou a situação educacional das mulheres em privação de liberdade
(ALMEIDA, 2013). Constituíram-se como loci de estudo duas penitenciárias femininas e uma unidade para jovens cumprindo
medidas socioeducativas de internação, todas situadas no Estado do Rio de Janeiro. Os registros dos dados realizaram-se com o
auxílio de entrevistas etnográficas, vídeos, documentos e fotografias com as análises pelo método indutivo. Dentre os resultados da
pesquisa, apresentam-se, neste artigo, as explicações sobre a situação de vulnerabilidade das mulheres em privação de liberdade a
partir da fala das mulheres participantes. Além destas, as análises apontaram para as disparidades socioeducacionais na trajetória
de vida das mulheres, evidenciando que a vulnerabilidade social das mesmas são indicadores de desigualdades que não tem
garantido os direitos básicos estabelecidos pelas Leis brasileiras e dos direitos humanos.