A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NO ESPAÇO DA PRÉ-ESCOLA THE INCLUSION OF CHILDREN WITH DISABILITIES IN THE SPACE OF PRESCHOOL

Autores

  • Hélio Beserra dos Anjos IFPE
  • Kleber Fernando Rodrigues

Palavras-chave:

Inclusão; Criança com Deficiência; Pré-Escola

Resumo

O trabalho em tela tem o objetivo de analisar e debater diferentes documentos legais que salvaguardam os direitos da pessoa/criança com deficiência, no que se refere a sua inserção no espaço escolar e social. Aqui, averiguar-se-ão a relevância, a pertinência e a importância deles, mas também problematizar-se-ão os possíveis limites que se impõem na prática cotidiana do chão da escola e nos diferentes espaços sociais para a efetiva execução das garantias legais para a inclusão e desenvolvimento pleno das crianças com deficiência, no contexto da pré-escola. Dessa forma, propõe-se analisar e interpretar, no âmbito da pesquisa teórica, até que ponto o que está posto na lei, e é preconizado nos documentos institucionais, contribui para a emancipação e inclusão das crianças com deficiência no contexto escolar e social.

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Publicado

2022-02-25

Como Citar

BESERRA DOS ANJOS, H.; FERNANDO RODRIGUES, K. A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NO ESPAÇO DA PRÉ-ESCOLA THE INCLUSION OF CHILDREN WITH DISABILITIES IN THE SPACE OF PRESCHOOL. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 6, n. 3, p. 85–94, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/707. Acesso em: 21 dez. 2024.