A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA EM MUNICÍPIO DE SERTÃO PERNAMBUCANO

O OLHAR DA REALIDADE POR INTERMÉDIO DA GESTÃO ESCOLAR

Autores

  • André Moraes Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0003-3425-0457
  • Maria Aparecida da Silva Izídio Universidade de Pernambuco
  • Leonardo Henrique Gomes Marinho Universidade Salgado de Oliveira

Palavras-chave:

Educação Especial Inclusiva, Gestão Escolar, São José do Egito - PE

Resumo

O presente trabalho faz uma abordagem acerca da promoção da educação especial na perspectiva inclusiva no município de São José do Egito – PE. Com o objetivo do trabalho de mostrar a importância da catalogação de dados da realidade socioeducacional dos estudantes com deficiência como proposta de intervenção para o acesso e permanência na política de educação especial na perspectiva inclusiva e ao compreender que o gestor é peça fundamental no processo de conhecimento da realidade socioinstitucional, foi realizada uma pesquisa-ação através de questionário semiestruturado com os gestores e coordenadores educacionais das 19 escolas da rede municipal. Para sondagem da realidade do seu espaço socioeducacional os resultados das respostas dadas ao questionário demonstraram que todos têm conhecimento mínimo necessário para apreender a realidade institucional a fim de dar condicionalidades à inserção de uma proposta pedagógica na perspectiva inclusiva no espaço escolar.

Biografia do Autor

André Moraes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte( UFRN), mestre e bacharel em Serviço Social pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Maria Aparecida da Silva Izídio, Universidade de Pernambuco

Mestre em Letras pela Universidade de Pernambuco (UPE).

Leonardo Henrique Gomes Marinho, Universidade Salgado de Oliveira

Analista de Sistemas pela Universidade Salgado de Oliveira, atualmente é Secretário de Educação do Municipío de São José do Egito - PE.

Referências

Brasil. (2009). Decreto nº 6949 de 25 de Agosto de 2009. Acesso em 10 de agosto de 2021. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm.

Brasil. (1945). Decreto nº 19.841, de 22 de Outubro de 1945. Acesso em 10 de agosto de 2021. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1930-1949/d19841.htm.

Brasil. (1994). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP.

Brasil. (1996). Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

Brasil. (1999). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Decreto Nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999.

Brasil. (2008). Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial da Perspectiva da Educação Inclusiva. 2008. Acesso em 15 de agosto de 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf.

Brasil (2007). Decreto 6.571, de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto n. 6.253, de 13 de novembro de 2007.

Brasil (2014). Plano Nacional de Educação 2014-2024. Acesso em 12 de agosto de 2021. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014.

Freire, Paulo. (1997). Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Lewin, K. (1946). Action-research and minority problems. Journal of Social Issues, n. 2, p. 34-36.

Libâneo, José Carlos. (2004) Organização e Gestão da escola: Teoria e Prática. 5ª ed. Goiânia: Editora Alternativa.

Lück, H. (2010). Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 5ª ed. Petrópolis: Vozes.

Macke, J. (2006). A pesquisa-ação como estratégia de pesquisa participativa. In: GODOI, C. K. et al. Pesquisa qualitativa em organizações. São Paulo: Saraiva.

Morin, E. (2001). Os sete saberes necessários à educação do futuro. 4. Ed. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: Unesco.

Organização Das Nações Unidas (ONU). (1948). Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Acesso em 15 de agosto de 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos.

Organização Das Nações Unidas (ONU). (1993). Normas para Equiparação de Oportunidades para Pessoas com Deficiência da ONU n.º 48/96 - 20 de Dezembro de 1993. Acesso em 16 agosto de 2021. Disponível em: https://www.ufpb.br/lacesse/contents/documentos/legislacao-internacional/normas-para-equiparacao-de-oportunidades-para-pessoas-com-deficiencia-onu-1993.pdf.

Organização Das Nações Unidas. (1994). Declaração de Salamanca: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Acesso em 20 de agosto de 2021. Disponível em: https://iparadigma.org.br/wp-content/uploads/Ed-incluisva-139.pdf.

Plano municipal de educação (PME). (2015) Secretaria Municipal de Educação (2015-2025). São José do Egito – PE.

Thiollent, M. (1985). Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez.

Downloads

Publicado

2022-02-09