Atendimento educacional hospitalar no viés de uma educação inclusiva

Autores

  • Itamara Peters Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Pedagogia hospitalar, Educação inclusiva, Direito à educação.

Resumo

O texto a seguir apresenta uma discussão teórica do atendimento educacional hospitalar pelo viés da educação inclusiva, trata-se de um estudo bibliográfica que revisa termos e situa o leitor no campo de estudo da pedagogia hospitalar. trazendo à tona conceitos relevantes que guiam a prática docente neste campo ainda em construção e problematiza a indefinição que permeia a área. No percurso textual traçaremos um breve histórico deste atendimento situando o leitor no tempo e no espaço, traremos alguns conceitos de pedagogia hospitalar e de educação especial e inclusiva para definir esta relação e compreender o campo de atuação dos docentes nesta área, pertencente tecnicamente aos departamentos de Educação Especial, mas muitas vezes invisível e desconsiderada como campo de atuação, como atendimento essencial e como constructo teórico. Para a construção e defesa do que aqui apresentamos realizamos a busca de informações em dois sites técnicos: Google acadêmico e Scielo.  

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Publicado

2022-02-09

Como Citar

PETERS, I. Atendimento educacional hospitalar no viés de uma educação inclusiva . REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 6, n. 2, p. 82–100, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/732. Acesso em: 23 dez. 2024.