INTEGRAR OU INCLUIR:

DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Autores

  • Janiara de Lima Medeiros
  • Michele Morgane de Melo Mattos Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

educação Inclusiva;, Integração;, Público-alvo da Educação Especial;

Resumo

Afinal, qual é a diferença entre a inclusão e a integração? Integrar o aluno ao contexto do ensino regular é suficiente para que ele esteja incluído nesse sistema? A educação é um direito humano destinado a todas as pessoas, independentemente de qualquer condição. Documentos encabeçados por organizações supranacionais, como a Declaração Mundial de Educação para Todos e a Declaração de Salamanca, têm reforçado o direito de todos os estudantes, sejam eles público-alvo da Educação Especial ou não, aprenderem em ambientes educacionais inclusivos. Este trabalho tem como objetivo apresentar a caminhada rumo à educação inclusiva, bem como refletir sobre a importância de acolher a diversidade trazida pelos estudantes. Nesse sentido, torna-se fundamental, para a construção do processo de inclusão, a instituição escolar refletir sobre sua estrutura física, suas concepções e práticas pedagógicas, na intenção de avaliar se são excludentes ou se possibilitam o acesso e a participação de todos.

Biografia do Autor

Janiara de Lima Medeiros

Mestre em Educação – UFF. Especialização em MBA em Gestão em EaD. Especialização em MBA Executivo em Marketing.  Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu: Psicopedagogia Clínica. Especialização em Gestão de Recursos Humanos.  Graduação em Letras. 

Michele Morgane de Melo Mattos, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Educação – UFF. Mestrado profissional em Diversidade e Inclusão. Especialização em Psicopedagogia Institucional. Aperfeiçoamento em MEC/Uniafro: Política de Promoção da Igualdade Rac. Graduação em Pedagogia.

Referências

Ano Internacional da Pessoa Deficiente. Comissão Nacional. Relatório de Atividades. 1981.

Bueno, J. G. S. (2016). Educação especial brasileira: questões conceituais e de atualidade. São Paulo: EDUC, p. 207.

Carvalho, R. E. (2007). Removendo barreiras para a aprendizagem: educação inclusiva. (6a ed.). Porto Alegre: Mediação, p. 176.

Constituição da República Federativa do Brasil. (1988). Brasília, DF: Senado Federal.

Crochík, J. L. (Coord.). (2011). Preconceito e educação inclusiva. Secretaria dos Direitos Humanos, Presidência da República, Brasília, DF.

Decreto Nº 10.502, de 30 de setembro de 2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Brasília: Ministério da Educação, 2020.

Decreto Nº 6.949, de 25 de ago. de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007 (Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência). Brasília, 2009.

Decreto Nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília: Ministério da Educação, 2011.

Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.

Lei Nº 13.146, 6 de jul. de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília-DF.

Lei Nº 9.394, 20 dez. de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF:

Ministério da Educação.

Medeiros, J. de L. (2021). A reforma do ensino médio: Estudo crítico da lei n° 13.415/2017. Rio de Janeiro: e-Publicar.

Medeiros, J. L. (2019). Formação para o Trabalho x Formação para a Vida: Do princípio educativo do trabalho à educação emancipatória. Mauritius: Novas Edições Acadêmicas.

Medeiros, J. L. (2017). Desafios para o Gestor de Ensino na Educação Inclusiva: integrar ou incluir alunos com deficiência na era tecnológica. In Karenine Miracelly Rocha da Cunha, Luís Felipe Simões Ramos (Orgs.). Humanis – Educação Inclusiva: avanços e desafios. (1a ed.). Rio de Janeiro: Centro de Estudos de Pessoal, v.1, 215-234.

Mendes, E. G. (2010, mayo-agosto,). Breve histórico da educação especial no Brasil. Revista Educación y Pedagogía, 22(57), 93–109.

Ministério da Educação. (2008). Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília.

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, (1990). Declaração de Salamanca: sobre princípios, política práticas na área das necessidades educativas especiais. Salamanca.

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. (1990). Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem.

Portaria Nº 69, de 28 de agosto de 1986, que expede normas para fixação de critérios reguladores da prestação de apoio técnico e/ou financeiro à Educação Especial nos sistemas de ensino público e particular. Brasília, 1986.

Resolução CNE/CEB nº 4/2009. (2009, 5 de outubro). Institui as diretrizes operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na educação básica, modalidade Educação Especial. Diário Oficial da União, Brasília. Seção 1, p. 17.

Rodrigues, D. (2003). Educação inclusiva: as boas notícias e as más notícias. In: Rodrigues, D. (Org) Perspectivas sobre a inclusão: da educação à sociedade. Porto: Porto Editora, 89-101.

Stainback, S., & Stainback, W. (1999). Inclusão: Um guia para Educadores. Porto Alegre: Artmed.

Downloads

Publicado

2022-11-13