A INCLUSÃO ESCOLAR E O ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS/BA

Autores

  • FABRICIA ZANELATO BERTOLDE UESC

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Deficiência Intelectual, Aprendizagem.

Resumo

O processo de inclusão se destina a todas as pessoas sem discriminação de raça, credo, cor e etc. Contudo, para que esse acesso no contexto escolar aconteça, é fundamental a execução de políticas que tragam que garantam investimento para a Educação Especial. Nesse contexto, este trabalho busca desenvolver uma reflexão sobre a inclusão do aluno com deficiência intelectual e seu processo de ensino e aprendizagem. As informações aqui relatadas foram concebidas através de uma revisão bibliográfica em artigos nacionais e internacionais que destacam a importância do processo de ensino e aprendizagem do aluno com deficiência intelectual, autores como Mantoan (2006), Veltrone; Mendes (2012), Vygotsky (1998) enriqueceram as reflexões aqui levantadas. Utilizou-se também a observação direta e a entrevista semiestruturada para dar credibilidade ao estudo. A investigação mostrou que muitos são os obstáculos para uma educação que busca atender todos os alunos dentro de suas especificidades.

Biografia do Autor

FABRICIA ZANELATO BERTOLDE , UESC

Mestrado em Educação pela UESC. Especialização em ABA para autista e deficiência intelectual e especialização em Psicopedagogia (2008), Neuropsicopedagogia (2018). Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2006). Atualmente exerce o cargo de psicopedagoga na Prefeitura Municipal de Eunápolis, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologias, alfabetização, dinâmicas, hipótese de escrita e capacitação, atendimento peicopedagogico e neuropsicopedagógico clínico e professora do curso de pós-graduação da FAES - Faculdade Espírito Santo.

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Publicado

2022-09-28