LETRAMENTO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO EM BRAILLE

POSSIBILIDADES E REFLEXÕES

Autores

Palavras-chave:

Deficiência visual;, Escrita em Braille;, Alfabetização;, Letramento

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar estratégias de ensino de leitura e escrita realizadas com crianças cegas e trazer uma possibilidade de intervenção para estimular o processo de alfabetização delas, visando melhorar o processo de aquisição da criança cega pelo código escrito e possibilitar uma maior apropriação da escrita. Este é um estudo exploratório e bibliográfico analisado de forma qualitativa. O estudo mostra a importância do letramento para o desenvolvimento da alfabetização de crianças com cegueira, evidenciando que as principais dificuldades das crianças cegas com a escrita em Braille são a dependência do ensino formal para o aprendizado do Braille, ausência de material em Braille nas casas das crianças cegas e dificuldades na coordenação motora, que dificulta o uso da reglete.

Biografia do Autor

Samantha Sena e Pinto, UniFAHE

Especialista em Educação Especial pela UNIFACS. Especialista em Neurociência da Educação e Reabilitação Cognitiva pela UniFAHE. Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).  Membro do grupo de Estudos e pesquisa Inclusão Escolar e Educação Especial: Reflexões e Possibilidades Práticas na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Regiane da Silva Barbosa, UFBA

Doutora e Mestre em Educação Especial pelo Programa de Pós Graduação em Educação Especial (PPGEES) pela UFSCar. Pedagoga com licenciatura Plena pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisadora na área de Educação e Educação Especial, com trabalhos e cursos ministrados na área de ensino e aprendizagem de leitura, escrita e aritmética. Atua como Professora Adjunta na FACED da UFBA. 

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Publicado

2022-09-27

Como Citar

SENA E PINTO, S.; DA SILVA BARBOSA, R. LETRAMENTO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO EM BRAILLE: POSSIBILIDADES E REFLEXÕES. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 7, n. 2, p. 147–163, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/810. Acesso em: 22 dez. 2024.