A EDUCAÇÃO CAMPESINA E SUA RELAÇÃO COM A CONSTRUÇÃO E VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA

Autores

  • Gislayne Aparecida Barbosa Miranda
  • Karla Alexandra Dantas Freitas Estrela
  • Fagner Veloso da Silva

Palavras-chave:

Palavras-Chaves: Aprendizagem; Educação do Campo; Escola; Identidade.

Resumo

Este trabalho tem como finalidade relatar uma experiência vivenciada em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Queimadas-PB. A experiência teve como principal motivação a escassez de conteúdos que propiciem uma reflexão sobre a importância da valorização e construção da identidade dos alunos do campo. Nesta perspectiva, o presente trabalho busca compreender como acontece o processo de construção da identidade das crianças do campo (campesinas), como também fazer um breve resgate histórico, conceituando a Educação do Campo, relatando suas conquistas, lutas e desafios, ressaltando a importância de se considerar o contexto da realidade dos alunos no contexto de ensino e aprendizagem. A pesquisa, de natureza pesquisa-ação, foi realizada numa perspectiva quanti-qualitativa, através das intervenções pedagógicas durante as aulas. Os resultados demonstraram que, apesar das dificuldades encontradas, os professores e alunos do campo estão construindo uma escola capaz de mudar suas vidas; que estas escolas propiciam aos educandos formação para a cidadania, valorizando suas origens e a importância do campo para o país, mostrando que o professor do campo deve desenvolver uma prática pedagógica considerando as especificidades das crianças para que, só assim, possamos garantir o direito de uma educação pública de qualidade para nossos alunos.

 

Biografia do Autor

Gislayne Aparecida Barbosa Miranda

Possui graduação (licenciatura plena) em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba. Possui Graduação em Pedagogia pelo Instituto Educacional Santo Agostinho. Possui  especialização em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba.

Karla Alexandra Dantas Freitas Estrela

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2016), membro do Grupo de Estudo em Religiosidades, Educação, Memórias e Sexualidades (UFPE) cadastrado no CNPq. Especialista em Educação: Práticas e Processos Educativos pela Universidade Federal de Campina Grande (2008) e em Psicopedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (2006). Licenciada em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional pela Universidade Estadual da Paraíba (2004). Doutoranda em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, vinculada ao Núcleo de Teoria e História da Educação.  Professora Substituta na Universidade Estadual da Paraíba. Orientadora Educacional atuante no Ensino Fundamental desde 2007. Atualmente é coordenadora geral dos anos finais do Ensino Fundamental pela Secretaria de Educação de Queimadas-PB. Suas pesquisas versam sobre Educação Inclusiva, Direitos Humanos, Coordenação Pedagógica, Memórias, Histórias de Vida, Identidade Profissional, Fenômeno Religioso no Brasil, História da Educação e aspectos que envolvem Didática e Currículo.

Fagner Veloso da Silva

Professor de Filosofia no estado do Rio Grande do Norte e supervisor escolar, na cidade Jacaraú-PB. Cursando doutorado em Ciências das Religiões na Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Mestre em Ciências das Religiões formado pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB Especialista em Supervisão Pedagógica. Curso realizado na Faculdade de Administração, Ciências e Educação - FAMART LTDA. Licenciando em Pedagogia pela Faculdade de Teologia Hokemah, FATEH. Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Foi monitor-bolsista da disciplina de História de Filosofia Medieval.

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Publicado

2022-09-27

Como Citar

APARECIDA BARBOSA MIRANDA, G.; ALEXANDRA DANTAS FREITAS ESTRELA, K.; VELOSO DA SILVA, F. A EDUCAÇÃO CAMPESINA E SUA RELAÇÃO COM A CONSTRUÇÃO E VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 6, n. 4, p. 119–134, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/822. Acesso em: 5 dez. 2024.