A EDUCAÇÃO CAMPESINA E SUA RELAÇÃO COM A CONSTRUÇÃO E VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA
Keywords:
Palavras-Chaves: Aprendizagem; Educação do Campo; Escola; Identidade.Abstract
Este trabalho tem como finalidade relatar uma experiência vivenciada em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Queimadas-PB. A experiência teve como principal motivação a escassez de conteúdos que propiciem uma reflexão sobre a importância da valorização e construção da identidade dos alunos do campo. Nesta perspectiva, o presente trabalho busca compreender como acontece o processo de construção da identidade das crianças do campo (campesinas), como também fazer um breve resgate histórico, conceituando a Educação do Campo, relatando suas conquistas, lutas e desafios, ressaltando a importância de se considerar o contexto da realidade dos alunos no contexto de ensino e aprendizagem. A pesquisa, de natureza pesquisa-ação, foi realizada numa perspectiva quanti-qualitativa, através das intervenções pedagógicas durante as aulas. Os resultados demonstraram que, apesar das dificuldades encontradas, os professores e alunos do campo estão construindo uma escola capaz de mudar suas vidas; que estas escolas propiciam aos educandos formação para a cidadania, valorizando suas origens e a importância do campo para o país, mostrando que o professor do campo deve desenvolver uma prática pedagógica considerando as especificidades das crianças para que, só assim, possamos garantir o direito de uma educação pública de qualidade para nossos alunos.
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