RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SURDOS EM CLASSES INCLUSIVAS

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Classe regular, Surdo, Material Didático

Resumo

O artigo em tela objetiva apresentar recursos didáticos que podem ser utilizados em classes inclusivas com surdos. Para tanto, realizamos uma Revisão Sistemática da Literatura, tendo como base de dados os anais das quatro primeiras edições do Congresso Internacional de Educação Inclusiva (2014, 2016, 2018 e 2020) e, após a análise de 214 textos, selecionamos 11 para discorrer nesse escrito por se enquadrarem no escopo da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com dados analisados a partir de uma abordagem qualitativa que nos permitiram observar a predominância de textos oriundos de pesquisadores vinculados a instituições do Nordeste do Brasil, bem como de pesquisas voltadas para ensino de Química e Física. Os recursos didáticos apresentados são de fácil produção e pautam-se na visualidade para a construção do conhecimento, desse modo, contribuem para o ensino de surdos e ouvintes.

Biografia do Autor

Egle Katarinne Souza da Silva, ECIT Cristiano Cartaxo

Mestra em Sistemas Agroindustriais no Centro de Ciencias e Tecnologia Agroalimentar (CCTA) e membro do Grupo de Estudo e Desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem (GEDOVA), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atua como gestora da ECIT Cristiano Cartaxo, em Cajazeiras/PB.

Erica Dantas da Silva, Universidade do estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Mestranda em ensino pela Universidade do estado do Rio Grande do Norte (UERN).

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Publicado

2022-05-09