IMPLICAÇÕES SUBJETIVAS NA ATUAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA INCLUSIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Palavras-chave:
Subjetividade, Educação Inclusiva, Ações e relações pedagógicasResumo
Trata-se de estudo que reconhece a implicação emocional de uma professora atuante na Educação em sua perspectiva inclusiva em uma escola da rede pública de ensino da Capital do país. A pesquisa baseou-se no estudo de caso, cuja análise e levantamento das informações foram inspirados na Epistemologia Qualitativa desenvolvida por González Rey. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram: entrevista, observações reflexivas e complemento de frases. A análise indicou que a subjetividade da professora estava constituída por uma condição pessoal proativa, marcada pelas configurações subjetivas de religião, família e trabalho, que serviam de fonte para o planejamento de suas ações e relações pedagógicas.
Referências
Egler, V. D. L. P. (2013). A aprendizagem de professores na pós-graduação: três estudos de caso. [Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília].
González Rey, F. L. (2003). Sujeito e subjetividade: Uma aproximação histórico-cultural. Pioneira Thomson Learning.
González Rey, F. (2019). Subjectivity as a new theoretical, epistemological, and methodological pathway within cultural-historical psychology. In Subjectivity within cultural-historical approach (pp. 21-36). Springer, Singapore.
González Rey, F., & Mitjáns Martínez, A. (2019). The constructive interpretative methodological approach: Orienting research and practice on the basis of subjectivity. In González Rey, F., Mitjáns Martínez, A., & Goulart, D. M. (Eds.). Subjectivity within cultural-historical approach (pp. 37-60). Springer.
Mitjans Martínez, A. (2004). O outro e sua significação para a criatividade: Implicações educacionais. In Simão, L. M., & Mitjans Martínez, A. (Orgs.) O outro no desenvolvimento humano: Diálogos para a pesquisa e prática profissional em psicologia (pp. 77-99). Pioneira Thomson Learning.
Mitjáns Martinéz, A., & González Rey, F. (2017). Psicologia, educação e aprendizagem escolar. Cortez.
Rodrigues, A. S., & Cruz, L. H. C. (2019). Desafios da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino de Ciências e Biologia. Revista Eletrônica Pesquiseduca, 11(25), 413425.
Rossato, M., Matos, J. F., & Paula, R. M. de. (2018). A subjetividade do professor e sua expressão nas ações e relações pedagógicas. Educação em revista, 34(1), 97-116.
Santos, L. dos. (2021). Necessidades formativas: Visão de professores frente à educação inclusiva. [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia AfroBrasileira]. Repositório da Unilab.
Silva, R. A. (2019). Ausência da prática pedagógica na inclusão. [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade de Brasília. Repositório da UnB.
Sotoriva, M. (2021). Ensino de história para surdos: Perspectivas e possibilidades. [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal da Fronteira Sul]. Repositório da UFFS.
Ferreira, M. C. P. de L., & Lima, M. F. de (2020). O professor do ensino fundamental e a educação inclusiva: Um olhar sobre as crianças com necessidades educacionais especiais. [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Católica de Goiás]. Repositório Institucional AEE.