IMPLICAÇÕES SUBJETIVAS NA ATUAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA INCLUSIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

Palavras-chave:

Subjetividade, Educação Inclusiva, Ações e relações pedagógicas

Resumo

Trata-se de estudo que reconhece a implicação emocional de uma professora atuante na Educação em sua perspectiva inclusiva em uma escola da rede pública de ensino da Capital do país. A pesquisa baseou-se no estudo de caso, cuja análise e levantamento das informações foram inspirados na Epistemologia Qualitativa desenvolvida por González Rey. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram: entrevista, observações reflexivas e complemento de frases. A análise indicou que a subjetividade da professora estava constituída por uma condição pessoal proativa, marcada pelas configurações subjetivas de religião, família e trabalho, que serviam de fonte para o planejamento de suas ações e relações pedagógicas.

Biografia do Autor

Francisca Bonfim de Matos Rodrigues Silva, UnB

Psicóloga, Doutoranda m Processos de desenvolvimento humano- IP UnB, servidora da SEEDF.

Maria do socorro da costa Cardoso, SEDF

Pedagoga, professora da Educação Básica Da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Referências

Egler, V. D. L. P. (2013). A aprendizagem de professores na pós-graduação: três estudos de caso. [Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília].

González Rey, F. L. (2003). Sujeito e subjetividade: Uma aproximação histórico-cultural. Pioneira Thomson Learning.

González Rey, F. (2019). Subjectivity as a new theoretical, epistemological, and methodological pathway within cultural-historical psychology. In Subjectivity within cultural-historical approach (pp. 21-36). Springer, Singapore.

González Rey, F., & Mitjáns Martínez, A. (2019). The constructive interpretative methodological approach: Orienting research and practice on the basis of subjectivity. In González Rey, F., Mitjáns Martínez, A., & Goulart, D. M. (Eds.). Subjectivity within cultural-historical approach (pp. 37-60). Springer.

Mitjans Martínez, A. (2004). O outro e sua significação para a criatividade: Implicações educacionais. In Simão, L. M., & Mitjans Martínez, A. (Orgs.) O outro no desenvolvimento humano: Diálogos para a pesquisa e prática profissional em psicologia (pp. 77-99). Pioneira Thomson Learning.

Mitjáns Martinéz, A., & González Rey, F. (2017). Psicologia, educação e aprendizagem escolar. Cortez.

Rodrigues, A. S., & Cruz, L. H. C. (2019). Desafios da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino de Ciências e Biologia. Revista Eletrônica Pesquiseduca, 11(25), 413425.

Rossato, M., Matos, J. F., & Paula, R. M. de. (2018). A subjetividade do professor e sua expressão nas ações e relações pedagógicas. Educação em revista, 34(1), 97-116.

Santos, L. dos. (2021). Necessidades formativas: Visão de professores frente à educação inclusiva. [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia AfroBrasileira]. Repositório da Unilab.

Silva, R. A. (2019). Ausência da prática pedagógica na inclusão. [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade de Brasília. Repositório da UnB.

Sotoriva, M. (2021). Ensino de história para surdos: Perspectivas e possibilidades. [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal da Fronteira Sul]. Repositório da UFFS.

Ferreira, M. C. P. de L., & Lima, M. F. de (2020). O professor do ensino fundamental e a educação inclusiva: Um olhar sobre as crianças com necessidades educacionais especiais. [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Católica de Goiás]. Repositório Institucional AEE.

Downloads

Publicado

2022-11-30