MAPEANDO PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADORAS E INCLUSIVAS NA CIDADE DE MACEIÓ-ALAGOAS
MAPEANDO PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADORAS E INCLUSIVAS NA CIDADE DE MACEIÓ-ALAGOAS
Abstract
Este artigo apresenta dados iniciais do mapeamento de escolas criativas em Maceió, capital de Alagoas, além do estudo, análise e difusão de práticas de aprendizagem integradoras, inclusivas e criativas, que promovem a valorização do conviver e aprender com a diversidade. Como caminho metodológico desta pesquisa com cunho qualitativo, foram mapeadas práticas de aprendizagem integradoras em duas escolas de Ensino Fundamental 1. O instrumento de pesquisa foi criado com base nas categorias expressas por Alves (2016) e no instrumento VADECRIE (Torre, 2012). Obtivemos como resultado, observando os parâmetros seguidos, que as escolas pesquisadas possuem indicadores de criatividade. Como produto da reflexão e estudo dos dados coletados, observamos que os elementos sociais, econômicos, culturais e históricos, são importantes em uma prática pedagógica criativa e inclusiva. Por conseguinte, constatamos que o presente estudo contribui para o processo reflexivo dos profissionais da educação, visto que, viabiliza a abertura para o olhar sensível sobre suas práticas e abordagens no processo de ensino e aprendizagem.
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