A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA OU SURDEZ NA ESCOLA COMUM
Abstract
Este trabalho realizado com o material didático Deficiência Auditiva e Surdez da Faculdade Venda Nova do Imigrante, tem como tema a inclusão educacional de alunos com deficiência auditiva ou surdez. A metodologia utilizada é a bibliográfica, produções de autores que escrevem sobre deficiência auditiva como: Araújo (2017); Brasil (2005); Dessen, Brito (1997); Libâneo (2013); Marqueti (2013); Santos (2012); Speri (2013). Objetiva-se: mostrar características do deficiente auditivo e da surdez; verificar a importância da libras para a inclusão; conferir a obrigatoriedade e relevância do Atendimento Educacional Especializado – AEE, em libras e língua portuguesa; apontar a necessidade de melhores formações de intérpretes e de docentes no âmbito da surdez. A realização deste trabalho possibilitou concluir que houveram muitas conquistas de direitos a este público, no entanto ainda há muito a alcançar para oferecer de uma educação de qualidade e inclusiva.
References
Araújo, G. M. D. (2017). Educação Inclusiva: Atendimento Educacional Especializado na perspectiva da surdez. Repositório UFRN. https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/42045/2/Educa%C3%A7%C3%A3o%20Inclusiva%20%20Atendimento%20Educacional%20Especializado%20na%20perspectiva%20da%20surdez.pdf
Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm
Dessen, M. A. & Brito, A. M. W. de. (1997). Reflexões sobre a deficiência auditiva e o atendimento institucional de crianças no Brasil, Paideia, Ribeirão Preto, 1-24. https://www.scielo.br/j/paideia/ a/mQJ6BpQzK3twNsxmCyDh8xy/?format=pdf&lang=pt.
Faveni. Deficiência Auditiva e Surdez. (2019). (Material Didático).
Libâneo, J. C. (2013). Didática (2ª ed.). São Paulo: Cortez.
Machado, R. (2009). Educação Especial na Escola Inclusiva: Políticas, Paradigmas e Práticas. (1a ed.). São Paulo: Cortez.
Marqueti, A. R. R. (2013). A inclusão do deficiente auditivo na educação infantil: a atuação do professor. (Monografia). Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, São Paulo, Brasil.
Santos, L. de S. (2012). Deficiência auditiva. Revista científica eletrônica de ciências sociais aplicadas da Eduvale, Jaciara, ano 5, n. 7, 1-12. http://eduvalesl.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/AnkpXTecqnGHcPi_2015-12-19-2-19-11.pdf
Speri, M. R. B. (2013). A criança com deficiência auditiva: da suspeita ao processo de reabilitação fonoaudióloga. VERBA VOLANT, Pelotas, 4(1), 1-25. http://letras.ufpel.edu.br/ verbavolant/sexto/archivos_sexto13/speri.pdf