FIGURAÇÃO EU-NÓS .... CONFLUÊNCIA.... RETOMADA ANCESTRAL: ESCREVIVÊNCIAS PAYAYÁ

Authors

Keywords:

Figuração, Confluência, Retomada Ancestral, Payayá

Abstract

O presente ensaio conflui os que, como eu, vivenciam a reconstrução de si por meio da assunção da ancestral ascendência indígena, quilombola, cigana, caiçara, ribeirinhas, sertaneja. Como ensina Nego Bispo, “nem tudo se ajunta”. A essa leitura se ajuntarão os que estão dispostos e disponíveis a reconhecer as civilidades afroameríndias que nos compõem e por meio das quais reconhecemos em gentitudes. Para não responder pergunto de si para si em espiral retórica sobre o que confluiu/conflui reencontro ancestral Payayá.

Author Biographies

Márcia Maria Gonçalves de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Educação na Universidade Federal da Grande Dourados (2023), MS (UFGD); mestre em Educação e Contemporaneidade; Especialista em Filosofia, Estudos Culturais e Pesquisa em Educação e Política do Planejamento Pedagógico: currículo, didática e avaliação Possui graduação em Pedagogia. Professora no Instituto Federal da Bahia - Campus Valença.

Magda Sarat, Universidade Federal da Grande Dourados

Pós-doutorado pela Universidade de Buenos Aires/UBA (2014). Pós-doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso UFMT pelo Programa PNPD/CAPES. Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professora Titular da Faculdade de Educação na Universidade Federal da Grande Dourados.

References

Baniwa, B., Kaingang, J., & Tremembé, L. (2020). Vivências Diversas: uma coletânea de indígenas mulheres. 1ª edição. São Paulo: Hucitec.

Brasil, Ministério dos Povos Indígenas, MPI (2023). Dados do Censo 2022 revelam que o Brasil tem 1,7 milhão de indígenas.

https://cltlivre.com.br/blog/respostas/como-fazer-referencia-desite.html#:~:text=Ao%20 fazer%20 uma% 20refer%C3%AAncia%20de,Por%20exemplo%3A%2004%20abr%202023

Bispo, A. (2015). Colonização, Quilombos, Modos e Significados. CNPq Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI: Brasília.

Bispo, A. (2023). O Que é Contracolonial e Qual a Diferença em Relação ao Pensamento Decolonial? Instituto Claro Educação.

https://www.institutoclaro.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/o-que-e-contra-colonial-e-qual-a-diferenca-em-relacao-ao-pensamento-decolonial/

Burgos-Debray, E., & Menchú, R. (1993). Meu Nome é Rigoberta Menchú: e assim nasceu a minha consciência. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Elias, N. (1998). Sobre o Tempo. Editado por Michael Schröter. Tradução Vera Ribeiro. Revisão técnica Andrea Daher. Rio de Janeiro: Zahar.

Elias, N. (1993). O processo civilizador: formação do Estado e civilização. Tradução, Ruy Jungmann; Revisão e apresentação, Renato Janine Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. Vol. 2.

Elias, N. (1994). O processo civilizador: uma história dos costumes. Tradução, Ruy Jungmann; Revisão e apresentação, Renato Janine Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. Vol. 1.

Elias, N. (1994). A Sociedade dos Indivíduos. Tradução de Vera Ribeiro; revisão técnica e nota de Renato Janine Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Elias, N. (2006). Escritos & Ensaios: Estado, processo, opnião pública. Org. Frederico Neiburg e Leopoldo Waizbort. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Krenak, A. (2020). A vida não é útil. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras.

Krenak, A. (2022). Futuro Ancestral. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras.

Landini, T. S. (2005). A sociologia Processual de Norbert Elias. In: IX Simpósio Internacional Processo Civilizador – Tecnologia e Civilização. Ponta Grossa, Paraná.

http://www.pg.cefetpr.br/ppgep/Ebook/cd_Simposio/artigos/mesa_debates/art27.pdf

Lima, J. da S. (2019). O sentido geográfico da identidade: metafenomenologia da alteridade. [Tese de doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências. Campinas, SP.

Moraes, M. G. O. (2008). Educação e missão civilizatória: o caso do Instituto Ponte Nova na Chapada Diamantina. [Dissertação de Mestrado - Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação – Campus I, Salvador, Bahia].

Souza, E. F. de (2020). À Luz do Candeeiro e o Constructo do “Eu” Fonte: Educação pela Arte, Ciência e Política. [Tese de Doutorado apresentada ao Centro de Ciências da Saúde para promoção ao cargo de Professor Titular da UFPE, aprovada em 15/07/2020, Recife -PE].

Souza, E. C. (2007). (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação. In Nascimento, A. D., & Hetkowski, T. M. (Orgs.) Memória e formação de professores [online]. Salvador: EDUFBA, 310 p. ISBN 978-85-232-0484-6. Available from SciELO Books.://books.scielo.org. Streck, D, R., Rendín, E., Zitkoski, J. J. (Orgs.). (2010) - 2ª edição, revisada e ampliada. Autêntica Editora, Belo Horizonte.

Published

2023-11-25

How to Cite

MARIA GONÇALVES DE OLIVEIRA, M.; SARAT, M. FIGURAÇÃO EU-NÓS .... CONFLUÊNCIA.... RETOMADA ANCESTRAL: ESCREVIVÊNCIAS PAYAYÁ. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 8, n. 3, p. 11–17, 2023. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/2855. Acesso em: 24 nov. 2024.