ADAPTAÇÃO TEXTUAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

uma proposta de mediação pedagógica

Authors

  • Vanessa de Oliveira Dagostim Pires IFSUL
  • Verônica Pasqualin Machado

Keywords:

Adaptação textual; Leitura fácil; Deficiência intelectual

Abstract

Para além de discutir a educação especial inclusiva de estudantes de ensino médio com deficiência intelectual, este texto apresenta a adaptação textual como uma proposta válida para a educação especial inclusiva, e aponta alguns conceitos relacionados a ela, como legibilidade e leiturabilidade, importantes para a sua compreensão. Também traz algumas técnicas de adaptação textual que podem ser utilizadas no contexto desta pesquisa, como a Linguagem Simples e a Leitura Fácil. Por fim, analisa uma proposta de adaptação literária através da Leitura Fácil desenvolvida pelo projeto “Literatura Acessível” em 2020, procurando encontrar pontos em comum entre a adaptação realizada e os passos de andaimento definidos por Wood, Brunner e Ross em 1976. Tal relação, a nosso ver, confirma essa prática como uma importante ação de mediação para a construção do letramento literário de estudantes do ensino médio com deficiência intelectual que possuam dificuldade de compreensão leitora.

References

Assis, M. (s/d.). Missa do Galo. (s/d.). Contos Consagrados - Machado de Assis - Coleção Pretígio - Ediourohttp://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000223.pdf.

AAID. Association of Intellectual and Developmental Disability. (2010). Intellectual disability: definition, classification, and systems of supports (11th ed). The AAIDD Ad Hoc Committee on Terminology and classification.

Beyer, H. O. (2001). O Fazer Psicopedagógico. 2 ed. Mediação.

Finatto, M J., & Tcacenco, Lucas M. (2021). Tradução intralinguística, estratégias de equivalência e acessibilidade textual e terminológica. TradTerm. Janeiro. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v37i0p30-63

Grillo, M. E. (2007). Superando obstáculos: a leitura e a escrita de crianças com deficiência intelectual. Plexus Editora.

Gutiérrez, A. (2020). La Lectura Fácil como estrategia para la adaptación de textos.Como adaptar textos a la Lectura Fácil. http://168.181.187.26/course/index.php?categoryid=5

Brasil. (2020). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior – INEP. http://inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica

Kleiman, A. (1993). Oficina de leitura: teoria e prática. Pontes/EdUnicamp.

Lima, V. L. A. (2007). 159 f. Legibilidade e leiturabilidade das bulas de medicamentos presentes no tratamento de pacientes cardíacos. Dissertação (Mestrado em Artes e Design) – Programa de Pós-Grduação e Artes e design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. https://www.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0510313_07_pretextual.pdf

Muñoz, Ó. G. (2012). Lectura fácil: métodos de redacción y evaluación. Real Patronato sobre Discapacidad: Madrid. .https://www.plenainclusion.org/sites/default/files/lectura-facil metodos.pdf.

OMS. Código Internacional de Doenças (CID -11). Organização Mundial de Saúde. https://icd.who.int/en

Pires, V. O. D. (2020). Missa do Galo/Machado de Assis. Adaptação em Leitura Fácil. – Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFSUL).

Pires, Vanessa de O. D., & Cardozo, Jéssica V. Adaptação de textos literários para pessoas com deficiência intelectual. pp. 595-604 In: Anais INOVTEC 2019. (2019). Nov, Anais.. http://ww2.sapucaia.ifsul.edu.br/sites/inovtec/wp-content/uploads/sites/2/2019/12/Anais-INOVTEC-2019.pdf

Pletsch, M. D., & Lima, M. F. C. A escolarização de alunos com deficiência intelectual na educação básica sob vigência da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. pp. 38-63 In: Mendes, Geovana. Pletsch, Márcia. Hostins, Regina. Educação Especial e/na Educação Básica: entre especificidades e indissociabilidades. (2019). Araraquara: Junqueira e Marin.

Prefeitura de São Paulo. (2020). Apostila do Curso Linguagem Simples no setor público. Prefeitura de São Paulo. Julho. https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6181

Rojo, R. H. (2004). Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. SEE: CENP.

Santos, D. C. O. (2012). Potenciais dificuldades e facilidades na educação de alunos com deficiência intelectual. Educação e Pesquisa, 38(4): 935-948, out./.dez. https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000400010.

Soares, M. (1998/2010). Letramento: um tema em três gêneros.Autêntica.

The International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA). (2012). Directrices para materiales de lectura fácil. Tradução ao espanhol CREAACCESIBLE. https://www.ifla.org/files/assets/hq/publications/professional-report/120-es .pdf

Trancoso, B. S. (2020). Deficiência intelectual; da eliminação à inclusão. Editora: Intersaberes.

Vygotsky, L. (2001). A formação social da mente. Martins Fontes.

Vygotsky, L., Luria, A., & Leontiev, A. (1988). Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. Ícone.

Vygotsky, L. (1988). Pensamento e linguagem. Martins Fontes.

Vigotski, L. S. (2009). A construção do pensamento e da linguagem. Tradução: BEZERRA, Paulo. 2 ed. Editora WMF Martins Fontes.

Wood, D., Bruner, J., & Roos, G. (1976). The role of tutoring in problem solving. Journal of Child Psychology, 17: 89-100. https://acamh.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1469-7610.1976.tb00381.x.

Published

2021-12-23

How to Cite

DE OLIVEIRA DAGOSTIM PIRES, V.; PASQUALIN MACHADO, V. ADAPTAÇÃO TEXTUAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: uma proposta de mediação pedagógica. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 6, n. 1, p. 111–128, 2021. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/597. Acesso em: 21 nov. 2024.