ANÁLISE DE UM CORPO DOCENTE DO ENSINO DE CIÊNCIAS ACERCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
Keywords:
Educação Inclusiva, Formação Continuada, Ensino Superior, Formação DocenteAbstract
A Educação Inclusiva tem sido tema de reflexões em todos os níveis de ensino. Dentro do contexto, no ensino superior, a formação continuada revela-se como um eixo que precisa ser ajustado para que a engrenagem inclusiva continue girando. Com objetivo principal de analisar os docentes da área de Ciências dos cursos de Licenciatura (Biologia, Física, Matemática e Química) de uma Universidade Federal Localizada em Minas Gerais – Brasil, se estariam preparados para fornecer uma educação inclusiva ao licenciando, em suas atividades acadêmicas. Foram Convidados 92 docentes obtendo resposta de 13,04% da comunidade convidada. Na análise dos dados revela-se, a priori, o principal desafio no processo para educação mais inclusiva é a formação continuada dos docentes, refletindo em suas dificuldades encontradas em casos durante o processo de ensino. Em contra partida, percebemos que formação continuada foi o argumento mais citado, correspondendo a 25% dos casos, como o elemento que facilitaria seu trabalho frente à educação inclusiva. A concepção de educação inclusiva de acordo com os entrevistados está focada a aspectos legais, filosóficos e conceituais a respeito da educação inclusiva. Percebemos também que um fator que diferencia essa pesquisa das demais realizadas, é que os descentes nessa Instituição possuem apoio/suporte para construção de uma prática docente mais inclusiva, porém ainda vemos 100% dos entrevistados não possuírem uma (re)formação na área, e acredita-se ser necessário construir uma ponte entre o Núcleo de Educação Inclusiva da Instituição com os docentes para sanar esse déficit, para que assim, seja possível oferecer uma educação para todos.
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