ANÁLISE DE UM CORPO DOCENTE DO ENSINO DE CIÊNCIAS ACERCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

Authors

Keywords:

Educação Inclusiva, Formação Continuada, Ensino Superior, Formação Docente

Abstract

A Educação Inclusiva tem sido tema de reflexões em todos os níveis de ensino. Dentro do contexto, no ensino superior, a formação continuada revela-se como um eixo que precisa ser ajustado para que a engrenagem inclusiva continue girando. Com objetivo principal de analisar os docentes da área de Ciências dos cursos de Licenciatura (Biologia, Física, Matemática e Química) de uma Universidade Federal Localizada em Minas Gerais – Brasil, se estariam preparados para fornecer uma educação inclusiva ao licenciando, em suas atividades acadêmicas. Foram Convidados 92 docentes obtendo resposta de 13,04% da comunidade convidada. Na análise dos dados revela-se, a priori, o principal desafio no processo para educação mais inclusiva é a formação continuada dos docentes, refletindo em suas dificuldades encontradas em casos durante o processo de ensino. Em contra partida, percebemos que formação continuada foi o argumento mais citado, correspondendo a 25% dos casos, como o elemento que facilitaria seu trabalho frente à educação inclusiva. A concepção de educação inclusiva de acordo com os entrevistados está focada a aspectos legais, filosóficos e conceituais a respeito da educação inclusiva. Percebemos também que um fator que diferencia essa pesquisa das demais realizadas, é que os descentes nessa Instituição possuem apoio/suporte para construção de uma prática docente mais inclusiva, porém ainda vemos 100% dos entrevistados não possuírem uma (re)formação na área, e acredita-se ser necessário construir uma ponte entre o Núcleo de Educação Inclusiva da Instituição com os docentes para sanar esse déficit, para que assim, seja possível oferecer uma educação para todos.

Author Biographies

Marcelo Alexandre Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

Graduando em Química no Instituto de Física e Química (IFQ) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Ana Carolina Sales Oliveira, Universidade Federal de Itajubá

Mestre e Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí. Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005) e Pedagogia pela Universidade Paulista (2014). Professora Adjunta do Instituto de Física e Química na Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. É especialista em Linguagem pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). É especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras (Ufla). É especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá. É especialista em Audiologia pelo CEFAC Saúde e Educação. É especialista em Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci.

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Published

2022-10-16

How to Cite

FERREIRA, M. A.; OLIVEIRA, A. C. S. ANÁLISE DE UM CORPO DOCENTE DO ENSINO DE CIÊNCIAS ACERCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 7, n. 2, p. 164–178, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/821. Acesso em: 24 nov. 2024.