NARRATIVAS DE GESTORES ESCOLARES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM SALVADOR/BA
Palavras-chave:
Educação Inclusiva; Gestão Escolar; Rede Municipal de Ensino de Salvador/BA.Resumo
O objetivo da investigação foi identificar os desafios enfrentados por gestores escolares no processo de inclusão de pessoas com deficiência, assim como, as estratégias e ações desenvolvidas por esses profissionais para garantir o acesso e a permanência destes alunos nas escolas. Também foram investigadas as macroestratégias de gestão para promover a inclusão nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Salvador/Ba. Buscou-se estabelecer uma relação entre as categorias abordadas e o panorama de desigualdade social que permeia o contexto escolar. Neste sentido, a perspectiva de que as entrevistas narrativas constituem oportunidades de ativação de memórias, identificação e reelaboração de sentidos das relações pessoais e profissionais dos sujeitos fundamentou o percurso metodológico adotado. A análise dos dados coletados indicou a categorização dos desafios enfrentados pelos gestores em três dimensões: física, formativa e sociocultural, nas quais o gestor dispõe inseridas num contexto de cooperação institucional e social.
Referências
Araujo, J. A. Q. de C. (2015). Parcerias entre a rede pública municipal de ensino de Salvador - BA e creches e pré-escolas comunitárias: uma estratégia que visa contribuir para a universalização da educação infantil no município. [Dissertação de Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador]. http://www.uneb.br/gestec/files/2015/03/disserta%C3%A7%C3%A3o.mestrado.gestec.2015.Jom%C3%A1riaAlessandra.pdf
Azevedo, M. A. R. de, & Cunha, G. R. da. (2008). Gestão Escolar e Educação Inclusiva: uma parceria necessária e emergente na escola. Educação: teoria e prática, 18(31), 53-72.
Batista, C. A. M., & Mantoan, M. T. E. (2006). Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Mental. In, A. L. L. Gomes et al. Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Mental. São Paulo: MEC/SEESP.
Brasil. (2005). Ministério da Educação. Educação Inclusiva: atendimento educacional especializado para a deficiência mental. Brasília: Secretaria de Educação Especial.
Decreto Legislativo no 186, de 9 de julho de 2008. (2007) Aprova o texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e de seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque.
Decreto no 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York. (2007). http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm#:~:text=Decreto%20n%C2%BA%206949&text=DECRETO%20N%C2%BA%206.949%2C%20DE%2025,30%20de%20mar%C3%A7o%20de%202007
Decreto nº 8.954, de 10 de janeiro de 2017. (2017). Institui o Comitê do Cadastro Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência e da Avaliação Unificada da Deficiência e dá outras providências.
Delory-Momberger, C. (2012). Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, 17(51), 523-536.
Dominicé, P. (2010). A biografia educativa: instrumento de investigação para a educação de adultos. In A. Nòvoa, & M. Finger. O método (auto) biográfico e a Formação. Natal, EDUFRN; São Paulo: Paulus. (Coleção Pesquisa (auto) biográfica ∞ Educação. Clássicos das Histórias de Vida). 57-82.
Ferraroti, F. (2010). Sobre a autonomia do método biográfico. In A. Nóvoa, & M. Finger. O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN EDUFRN; São Paulo: Paulus, 31-57.
Freire, S.. (2008). Um olhar sobre a Inclusão. Revista da Educação, XVI(1), 5-20. http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/5299/1/Um%20olhar%20sobre%20a%20Inclus%C3%A3o.pdf
Jesus, L. P. de. (2018). Equipe gestora e currículo inclusivo: Reflexões sobre a inclusão do/a estudante com deficiência na rede municipal de Jacobina-Ba. [Dissertação de Mestrado em Educação e Diversidade, Universidade do Estado da Bahia].
Josso, M. C. (2004). Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez.
Jovchelovitch, S., & Bauer, M. W. (2002). Entrevista narrativa. In M. W. Bauer, & G. Gaskell. (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 90-113.
Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm
Mantoan, M., & Egler, T. (2005). Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças. Nova Escola: a revista do professor, 20(182), 24-26.
Portaria nº 397, de 10 de outubro de 2002. Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). (2002). http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf
Projeto de Lei do Senado Nº 228, DE 2014. Altera a Lei nº 9.394. (1996). que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para, quando necessário, assegurar ao educando com deficiência a assistência de cuidador nas escolas. https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/118223
Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Elaborado pelo MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. (2009). Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Diário Oficial da União, Brasília, Seção 1, p. 17.
Salvador. LEI Nº 9105/2016 Aprova o Plano Municipal de Educação de Salvador e dá outras providências. (2016). https://leismunicipais.com.br/a1/plano-municipal-de-educacao-salvador-ba
Salvador. RESOLUÇÃO CME Nº. 038/2013. (2013). Estabelece normas para a Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, para todas as Etapas e Modalidades da Educação Básica no Sistema Municipal de Ensino de Salvador-Bahia.
Schütze, F. (2010). Pesquisa biográfica e entrevista narrativa. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicole. (Orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 210-222.
Tezani, T. E. R. (2004). Os caminhos para a construção da escola inclusiva: a relação entre gestão escolar e o processo inclusivo. [Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade de São Carlos].
Vasconcelos, C. R. D., Alves, V. O., & Araujo, J. A. Q. de C. (2021). Narrativas de professores sobre os desafios e possibilidades na prática da educação inclusiva. In XV Congresso Nacional de Educação. EDUCERE, 2021, Curitiba. Anais do XV Congresso Nacional de Educação. EDUCERE [recurso 2021 eletrônico]: Inspirações, espaços e tempos da educação: V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação? SIRSSE : VII Seminário Internacional sobre Profiss. Curitiba: Grupo Marista - PUCPR, 4255-4264.