JOVENS HOMENS HOMOSSEXUAIS RURAIS EM ESCOLAS DO AGRESTE DE ALAGOAS

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Palavras-chave:

Jovens rurais, Homossexualidade, Decolonialidade, Escola

Resumo

Abordaremos as opressões e as formas de resistência de jovens homens homossexuais rurais no contexto escolar. A partir do semiárido de Alagoas, Brasil, entendemos que os modos de vida desses jovens se articulam entre colonialidades e decolonialidades. No processo decolonizante de pesquisa, focamos na atitude decolonial como base da construção de informações junto aos participantes, a partir de entrevistas e rodas de conversa. Mapeamos as opressões e as resistências desses jovens em seus contextos escolares e evidenciamos práticas potencializadoras promovidas pela escola. Vimos que atuam em comunalidade na diferença colonial, afirmando suas homossexualidades no contexto escolar e rural. Por fim, sugerimos parâmetros decoloniais em psicologia que fortaleçam jovens homossexuais como sujeitos políticos na escola.

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Publicado

2022-08-03

Como Citar

CÉSAR DE HOLANDA SANTOS, A.; MENEZES, J. de A. JOVENS HOMENS HOMOSSEXUAIS RURAIS EM ESCOLAS DO AGRESTE DE ALAGOAS. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 7, n. 1, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/1057. Acesso em: 21 nov. 2024.