As As discussões me dão força para seguir: Autoestima em conquista de uma professora baixa visão negra
Palavras-chave:
Capacitismo, Deficiência, Gênero, RaçaResumo
Este artigo tem por objetivo identificar os desafios educacionais, profissionais e familiares vivenciados no cotidiano de uma professora negra baixa visão, nordestina e mãe adotiva, especialmente as barreiras e implicações frente ao capacitismo, o racismo e a desigualdade de gênero, buscando formas de superação desses entraves. Partiu-se de questões centrais: processos formativos educacionais e as implicações de barreiras nesse contexto, e dinâmicas familiares enquanto mulher negra com deficiência. Para tanto, usou-se do método qualitativo com abordagem (auto)biográfica, um processo de narrar sobre si e o outro, através do relato de experiência de uma mulher negra com deficiência, professora da educação pública. O resultado deste estudo possibilitou a percepção de que a mulher negra com deficiência vive circunstâncias de estigmas e preconceitos e tais experiências a fortalecem no sentido de fazer um enfrentamento político através da construção de redes de apoio, construídas por meio de muitas frentes e possibilitando a ressignificação de si, como no caso da colaboradora desta pesquisa.
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