MATERIAIS MANIPULÁVEIS COMO RECURSO PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE COMBINATÓRIA POR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Gerliane Araújo UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Jaqueline Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Palavras-chave:

Combinatória, Deficiência visual, Resolução de Problemas, Educação Inclusiva

Resumo

Neste estudo, objetivamos analisar as contribuições do uso de materiais manipuláveis para a resolução de
problemas de Combinatória por uma aluna do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública do
estado de Pernambuco com deficiência visual, apresentando problemas de Produto Cartesiano, Permutação,
Arranjo e Combinação, além de materiais manipulativos para auxiliar no processo de resolução. Foi possível
perceber que os materiais manipuláveis são recursos importantes para que os alunos com deficiência
visual resolvam problemas combinatórios e afirmamos, hipoteticamente, que para os demais alunos, pois
possibilitam a representação concreta da resposta para uma melhor compreensão do problema proposto.

Biografia do Autor

Gerliane Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM na Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste - UFPE/CAA, Brasil.

Jaqueline Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutora em Educação pela Universidade São Francisco. Professora da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

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Publicado

2020-09-01

Como Citar

ARAÚJO, G. R. de; SANTOS, J. A. F. L. MATERIAIS MANIPULÁVEIS COMO RECURSO PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE COMBINATÓRIA POR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 4, n. 1, p. 74–85, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/217. Acesso em: 21 nov. 2024.