EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESTUDO NAS ESCOLAS DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DE PERNAMBUCO

Autores

  • Bruna Rabelo UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
  • Bianca Vasconcelos UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Palavras-chave:

Inclusão, Acessibilidade, Pessoas com Deficiência, Educação

Resumo

A inclusão escolar é um tema em crescente desenvolvimento, porém ainda há dificuldades para sua
plena concretização. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar a percepção dos gestores das
Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM) da cidade de Recife – Pernambuco, sobre acessibilidade
e inclusão nas escolas. A metodologia compreendeu primeiramente na busca de dados sobre a educação,
para em sequência trata-los de modo a analisar o cenário geral na região estudada. Em seguida, foi
elaborado um questionário para aplicação em campo com os gestores. Os resultados sugerem falta
de conhecimento dos gestores, assim como falta de estrutura das escolas analisadas. Cerca de 40% das
escolas não possuem profissionais especializados para a educação dos alunos com deficiência e apenas
20% possuem Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). Conclui-se que, é primordial o investimento em
políticas públicas para a inclusão escolar, estimulando também a formação de todo o corpo docente.

Biografia do Autor

Bruna Rabelo, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco – UPE, Brasil.

Bianca Vasconcelos, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Doutora em Engenharia Civil pela Universidade do Porto, Portugal, com diploma revalidado na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Brasil. Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco – UPE, Brasil.

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Publicado

2020-09-01

Como Citar

RABELO, B. P. V. de S.; VASCONCELOS, B. M. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESTUDO NAS ESCOLAS DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DE PERNAMBUCO. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 4, n. 1, p. 148–162, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/222. Acesso em: 5 nov. 2024.