INCLUSÃO ESCOLAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: MARCAS DOCENTES

Autores

Resumo

O estudo objetivou analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), da rede pública de ensino, de uma cidade da região central do estado do Rio Grande do Sul (Brasil), sobre as marcas docentes positivas e negativas diante da inclusão em suas aulas. A pesquisa foi qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi uma entrevista realizada com vinte professores, tendo as informações coletadas interpretadas pela análise de conteúdo. Concluímos que a inclusão escolar nas aulas de EF na EB, nas percepções dos professores da área estudados, foi geradora de marcas docentes tanto positivas quanto negativas e que estas perpassam os facilitadores (as positivas) e as barreiras (as negativas) da inclusão na EF Escolar.

Biografia do Autor

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria um

Licenciado em Educação Física (UFPel); Mestre em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor Aposentado do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Drª Marilia de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta

Licenciada em Educação Física (UFPel); Mestre em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM); Professora do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (Mestrado) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Dr. Rodrigo de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta

Licenciado em Educação Física (UNICRUZ); Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC); Doutor em Ciências Médicas (UFSC); Professor do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (Mestrado) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Drª Moane Marchesan Krug, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Fisioterapeuta (UNICRUZ); Licenciada em Educação Física (UNICRUZ); Mestre em Educação Física (UFPel); Doutora em Educação Física (UFSC). Professora do departamento de Humanidades e Educação da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); Professora Tutora do Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Saúde da Família da UNIJUÍ.

Referências

Aranha, M. S. F. (2004). Educação inclusiva – referências para a construção de sistemas educacionais inclusivos: a escola. V 3. Brasília: MEC/SEE.

Braun, P. & Vianna, M. M. (2009). Formação de novos saberes docentes como premissa para o processo de inclusão. Brasília: CBMEE.

Carvalho, E. N. S. (2013). Educação Especial e inclusiva no ordenamento jurídico brasileiro. Revista Educação Especial, 26(46), 245-260.

Cunha, M. I. da (2010) (Org.). Trajetórias e lugares de formação da docência superior: da perspectiva individual ao espaço institucional. Brasília: CAPES/CNPq.

Dutra, R. dos S., Silva, S. de S. M. da & Rocha, R. C. da S. (2006). A educação inclusiva como projeto da escola: o lugar da Educação Física. Revista Adapta, II (1), 7-12.

Flores, P. P. & Krug, H. N. (2010). Formação em Educação Física: um olhar para a inclusão escolar. Revista Digital Lecturas: Educación Física y Deportes, 15(150), 1-10. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd150/formacao-em-educacao-fisica-a-inclusao-escolar.htm. Acesso em 14 de setembro de 2020.

Krug, H. N. (2002). A inclusão de pessoas portadoras de necessidades educativas especiais na Educação Física Escolar. Cadernos de Educação Especial, (19), 15-23.

Krug, H. N. (2020). Apontamentos comparativos das características do bom professor de Educação Física da Educação Básica e da Educação Superior nas percepções de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física. Revista Gestão Universitária, 4, 1-13. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/apontamentos-comparativos-das-caracteristicas-do-bom-professor-de-educacao-fisica-da-educacao-ba. . Acesso em 12 de setembro de 2020.

Krug, H. N., Krug, M. de R. & Krug, R. de R. (2018). A inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física: vantagens e desvantagens. Revista Formação@Docente, 10(1), 58-69.

Krug, H. N., Krug, R. de R. & Telles, C. (2017). Pensando a docência em Educação Física: percepções dos professores da Educação Básica. Revista Di@logus, 6(2), 23-43.

Krug, H. N., Krug, R. de R. & Krug, M. M. (2019a). Docência e inclusão: os desafios e os sentimentos de professores de Educação Física na Educação Básica. Revista de Estudos Aplicados em Educação, 4(7), 19-33.

Krug, H. N., Krug, M. de R. & Krug, R. de R. (2019b). As barreiras e os facilitadores da inclusão na Educação Física Escolar: percepções dos professores da área. Revista FACISA On-Line, 08(2), 18-33.

Krug, H. N., Conceição, V. J. S. da, Telles, C. & Krug, R. de R. (2016). Educação Física Escolar inclusiva: dilemas e perspectivas. Revista Querubim, 28(02), 58-64.

Krug, H. N., Krug, R. de R., Krug, M. de R., Telles, C. & Flores, P. P. (2017a). As marcas docentes no início da carreira de professores de Educação Física na Educação Básica. Revista Triângulo, 10(1), 56-72.

Krug, H. N., Conceição, V. J. S. da, Telles, C., Krug, R. de R., Flores, P. P. & Krug, M. de R. (2017b). As dificuldades enfrentadas pelos acadêmicos de Educação Física em situação de Estágio Curricular Supervisionado frente aos alunos com deficiência. Revista Itinerarius Reflectionis, 13(1), 1-13.

Krug, H. N., Conceição, V. J. S. da, Telles, C. & Krug, R. de R. (2017c). Diversidade humana e inclusão social na escola na percepção de acadêmicos de Educação Física em situação de Estágio Curricular Supervisionado. Brazilian Journal of Education, Technology and Society, 10(4), 366-375.

Krug, H. N., Krug, M. de R., Krug, R. de R. & Krug, M. M. (2019). O papel/função do professor de Educação Física diante da inclusão escolar nas aulas de Educação Física. Revista Querubim, 38(4), 4-12.

Lourencetti, G. do C. & Mizukami, M. da G. N. (2002). Dilemas de professores em práticas cotidianas. In: Mizukami, M. da G. N. & Reali, A. M. de M. R. (Orgs.). Aprendizagem profissional da docência: saberes, contextos e práticas. São Carlos: EdUFSCar.

Luft, C. P. (2000). MiniDicionário Luft. São Paulo: Ática/Scipione.

Martins, L. A. R. (2001). Por uma escola aberta às necessidades dos alunos. Revista Temas Sobre Desenvolvimento, 10(55), 28-45.

Martins, G. A. (2006). Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. São Paulo: Atlas.

Matos, L. L. de (2012). Marcas da formação escolar, acadêmica e docente: uma análise dos memoriais de formação de alunos(as) do PROESF. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia. Rio Claro: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Acesso em 24 de novembro de 2020. Disponível em: http://www.repositório.unesp.br/bitstream/handle/11449/119896/matos_II_tcc_rcla.pdf?sequence=1&isAllowad=y .

Minayo, M. C. de S. (2008). O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo/Rio de Janeiro: Hubitec/Abrasco.

Minayo, M. C. de S., Deslandes, S. F. & Gomes, O. C. N. (2007) (Orgs.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes.

Monteiro, M. da G. T. & Earp, M. de L. S. (2011). Um estudo qualitativo sobre inclusão escolar. Revista Olhar de Professor, 14(1), 183-200.

Moraes, R. (1999). Análise de conteúdo. Revista Educação, 22(37), 7-32.

Motta, M. A. A. Da & Urt, S. da C. (2007). Pensando a docência: formação, trabalho e subjetividade. Revista Série-Estudos, 24, 89-106.

Negrine, A. (2004). Instrumentos de coleta de informações na pesquisa qualitativa. In: Molina Neto, V. & Triviños, A. N. S. (Orgs.). A pesquisa qualitativa na Educação Física: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Ed. UFRGS.

Silva, A. P. M. da & Arruda, A. L. M. M. (2014). O papel do professor diante da inclusão escolar. Revista Saberes da Educação, 5(1), s.n.-s.n.

Souza, J. V. de & Miranda, D. D. (2010). A tutoria como estratégia de ensino nas aulas de Educação Física na rede regular de Ilhéus – Bahia. Anais do IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. São Carlos: UFSCar. Acesso em 24 de novembro de 2020. Disponível em: http://www.bv.fapesp.br/pt/auxilios/41537/iv-congresso-brasileiro-de-educacao-especial-iv-cbee/ .

Telles, C. & Krug, H. N. (2014). A inclusão de alunos com deficiência na Educação Física Escolar. Revista Gestão Universitária, 7, 1-9. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/a-inclusao-de-açunos-com-deficiencia-na-educacao-fisica-escolar. Acesso em 15 de setembro de 2020.

Telles, C., Krug, R. de R., Conceição, V. J. S. da & Krug, H. N. (2015). Os saberes necessários ao bom professor de Educação Física Escolar na percepção dos acadêmicos ingressantes da graduação. Revista Gestão Universitária, 3, 1-14. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos-cientificos/os-saberes-necessarios-ao-bom-professor-de-educacao-fisica-escolar-na-percepcao-dos-aca. . Acesso em 14 de setembro de 2020.

Turato, E. R. (2003). Tratado de metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: construção teórico-epistemológica, discussão comparada e aplicação nas áreas da saúde e humanas. Petrópolis: Vozes.

Downloads

Publicado

2021-04-15

Como Citar

KRUG, H. N.; KRUG, M. de R.; KRUG, R. de R. .; KRUG, M. M. INCLUSÃO ESCOLAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: MARCAS DOCENTES. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 5, n. 1, 2021. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/333. Acesso em: 17 nov. 2024.