CURSO BÁSICO DE LIBRAS COM INSTRUTORES SURDOS

Um caminho para transformações sociais

Autores

Palavras-chave:

Inclusão, Educação, Língua Brasileira de Sinais

Resumo

Diante de um contexto educacional de dificuldades na escolarização, alguns surdos conseguem desenvolver a Língua de Sinais em um aspecto mais amplo, alcançando níveis de conhecimento que os possibilita se tornar instrutores de Libras, tornando-se aptos a ministrar cursos para ouvintes. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é relatar e refletir sobre as experiências vivenciadas com instrutores surdos durante um Curso Básico de Libras. O curso foi desenvolvido no período de fevereiro a novembro de 2019, o qual foi composto por: aulas diferenciadas, aulas de campo, avaliações, oficinas em escolas e peças teatrais. Com a ocorrência deste, pôde-se experimentar o quão importante e necessário é o estudo da Língua Brasileira de Sinais para a inclusão.

Biografia do Autor

Carla Leitão da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Estudante de Especialização em Mídias na Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará.

Carolina Agostinho de Jesus, Instituto Federal do Ceará

Graduada no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu – FECLI, da Universidade Estadual do Ceará – UECE e Pós-graduanda no Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática, pelo Instituto Federal do Ceará – IFCE.

Jaiane Maria Silva, Instituto Federal do Ceará

Graduada no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu – FECLI, da Universidade Estadual do Ceará – UECE e Pós-graduanda no Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática, pelo Instituto Federal do Ceará – IFCE.

Mônica da Costa Vidal, Faculdade Futura

Graduada no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu – FECLI, da Universidade Estadual do Ceará – UECE e Pós-graduanda no Curso de Especialização em Metodologia de Ensino de Biologia e Química, pela Faculdade Futura.

Renata Fernandes de Matos, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Engenharia Agrônoma pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Mestra e Doutora em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará, atuando no setor de genética e evolução.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

LEITÃO DA SILVA, C.; AGOSTINHO DE JESUS, C.; MARIA SILVA, J.; DA COSTA VIDAL, M.; FERNANDES DE MATOS, R. . CURSO BÁSICO DE LIBRAS COM INSTRUTORES SURDOS: Um caminho para transformações sociais. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 7, n. 2, p. 16–34, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/451. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIAS