PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Elen Gomes Pereira Instituto Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Escola pública, Inclusão escolar, Pessoas com deficiência

Resumo

O presente trabalho foi baseado no relato de profissionais de uma escola pública acerca da inclusão, visto que havia uma aluna deficiente visual matriculada no quinto ano desta escola. O intuito foi refletir sobre a inclusão de Pessoas Com Deficiência (PCDs) em escola regular diante da publicação da nova Política Nacional de Educação Especial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, de caráter exploratório. O principal resultado obtido foi a noção de que os estudantes sem deficiência podem se beneficiar da amizade com PCDs e vice-versa. Porém, observou-se a falta de formação continuada de professores com ênfase na prática. Conclui-se que o desenvolvimento das potencialidades desse público-alvo poderiam se tornar mais favoráveis com práticas didático-pedagógicas adequadas às PCDs.

Referências

Agência Estado. (2021). Senadores elogiam liminar que suspende decreto sobre educação especial. https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/12/02/senadores-elogiam-liminar-que-suspende-decreto-sobre-educacao-especial

Assembleia Geral da ONU. (1948). “Declaração Universal dos Direitos Humanos” (217 [III] A). Paris. https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino. (2021). https://contee.org.br/primeiro-dia-da-audiencia-publica-expoe-diversidade-de-pensamentos-sobre-educacao-especial/

Carvalho, K. M. M., Gasparetto, M. E. R. F., Venturini, N. H. B. & José, N. K. (2005). Visão Subnormal: orientações ao Professor do Ensino Regular. 3. ed. Campinas: Unicamp.

Collis, J. & Hussey, R. (2005). Pesquisa em administração. 2.ed. Porto Alegre: Bookman. 349p.

Decreto n. 6.949, de 25 de agosto de 2009 (2009). Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm

Decreto n. 10.502, de 30 de setembro de 2020 (2020). Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.502-de-30-de-setembro-de-2020-280529948

Esquisani, R. S. S. (2020). O que eu faço com esse menino? Discussões sobre currículo e inclusão na produção científica nacional. Revista Exitus, vol.10, n. 1.

Gil, A. C. (1989). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 2 ed. São Paulo: Atlas, 206 p.

Haddad, M. A. O. (2006). Habilitação e reabilitação visual de escolares com baixa visão: aspectos médico-sociais. [Tese de doutorado]. https://teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5149/tde-23112006-133322/pt-br.php

Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015 (2015). Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm

Leonardo, N. S. T., Bray, C. T. & Rossato, S. P. M. (2009). Inclusão escolar: um estudo acerca da implantação da proposta em escolas de ensino básico. Rev. bras. educ. espec., Marília , v. 15, n. 2, 289-306. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382009000200008&lng=en&nrm=iso

Mantoan, M. T. É. (2003). Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Editora Moderna.

Masini, E. F. S. (2010). A Inclusão escolar do aluno com deficiência visual. In: Sampaio, M. W. et al. (Org.). Baixa visão e cegueira: os caminhos para a reabilitação, a educação e a inclusão. Rio de Janeiro: Cultura Médica, Guanabara Koogan. p. 427- 448.

Mazzarino, J. M., Falkenbach, A. & Rissi, S. (2011). Acessibilidade e inclusão de uma aluna com deficiência visual na escola e na educação física. Rev. Bras. Ciênc. Esporte. v. 33, n. 1, p. 87-102.

Ministério da Educação. (1994). Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. https://inclusaoja.files.wordpress.com/2019/09/polc3adtica-nacional-de-educacao-especial-1994.pdf

Ministério da Educação. (2008). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf

Ministério da Educação. (2020). Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação. PNEE: Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida/Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação – Brasília; MEC. SEMESP. 2020. 124p.

Organização Mundial da Saúde. (1995). Classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde; 10ª revisão. 2ª ed. São Paulo: EDUSP; v.1.

Paula, T. E. De & Logueiro, R. (2021). A Educação das pessoas com deficiência: formação de discursos. SciELO - Scientific Electronic Library Online. https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2841/5005

Prais, J. L. De S., Stein, J. De Q. & Vitaliano, C. R. (2020). Desenho universal para a aprendizagem na promoção da educação inclusiva: uma revisão sistemática. Revista Exitus. vol.10, n.1.

Raiça, D. (2008). Tecnologias para a Educação Inclusiva. São Paulo: Avercamp Editora.

Rogers, J. (1993). An Inclusion Checklist For Your School. Research Bulletin. https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED367087.pdf

Sassaki, R. K. (2010). Inclusão. Construindo uma sociedade para todos. 8. ed. Rio de Janeiro: WVA Editora e distribuidora.

Silva, O. M. Da. (1986). A epopéia ignorada: a pessoa deficiente na história do mundo de ontem e de hoje (p. 211). São Paulo: Cedas.

Uzêda, S. De Q. & Barbosa, R. Da S. (2020). Formação de professores no Curso de Pedagogia da UFBA e a atuação docente na perspectiva inclusiva. Revista Exitus, Vol 10, n. 1.

Downloads

Publicado

2021-12-23

Como Citar

GOMES PEREIRA, E. PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 6, n. 1, p. 6–17, 2021. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/585. Acesso em: 21 nov. 2024.